Na noite desta sexta-feira (25), o governador Ivo Cassol, juntamente com o deputado estadual Tiziu Jidalias, esteve em Novo Horizonte, onde participou da 5ª Feira dos Agricultores Familiares do município (Fafen) e assinou convênio com a Associação dos Produtores Rurais da cidade. O evento foi realizado no Estádio Municipal e contou com a presença de grande público da cidade e da área rural.
Durante a abertura da feira, o secretário de Estado da Agricultura, Carlos Magno, destacou a importância de eventos como o de Novo Horizonte para a valorização da agricultura familiar. “O Governo do Estado apóia o pequeno agricultor e eventos como este, que valorizam o que temos de melhor no nosso Estado, que são os produtos da nossa terra. Mas, ainda é preciso fazer mais, pensar à frente e a longo prazo, pois temos que agregar valor a esses produtos para que o agricultor melhore sua renda e, para isso é preciso investir nas agroindústrias e é o que o governo está fazendo”, destacou o secretário, anunciando que, em breve, Novo Horizonte vai contar com três agroindústrias.
Em seguida, o governador Ivo Cassol assinou convênio de R$ 10 mil com a Associação dos Produtores de Arroz Mecanizado (ASPAM). “A feira que Novo Horizonte realiza há cinco anos já é exemplo para outras cidades do Estado, pois mostra a valorização do homem do campo e dos produtos que trazem para a cidade. Hoje vemos aqui uma grande variedade de frutas, legumes e grãos, que enchem os olhos e que mostra mais uma vez a riqueza do nosso Estado. Mas tudo isso deve ser muito bem aproveitado, por isso a importância das agroindústrias, que vão beneficiar a matéria-prima, agregando valor ao produto e gerando renda que não vai ficar só no campo, mas vir também para a cidade. E esse é o papel do Estado, oferecer a estrutura e dar o apoio necessário, é o que estamos fazendo nos quatro cantos do Estado”, reforçou.
Após a solenidade, o governador Ivo Cassol visitou o estande da Emater, onde pôde conferir frutas e legumes dos pequenos agricultores da região que se tornam compotas, doces e geléias. A Emater tem realizado oficinas com os produtores da região, mostrando formas de agregação de valor a seus produtos como forma de aumentar sua renda e valorizar seu trabalho. “Hoje Novo Horizonte produz de tudo. Com a chegada das agroindústrias poderemos aumentar essa produção e comercializar esses produtos beneficiados, toda essa riqueza vai ser valorizada”, comemorou o prefeito de Novo Horizonte, Nadelson de carvalho.
Participaram também da solenidade o secretário da Regional de Rolim de Moura, Benício Spagnol, vereadores, secretários municipais, o gerente da Emater em Novo Horizonte, Arnaldo, e demais autoridades.