Painel Político – (Os novos vereadores assumem o mais rápido possível) – Alan Alex

Os novos vereadores assumem o mais rápido possível

Painel Político – (Os novos vereadores assumem o mais rápido possível) – Alan Alex

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Novos vereadores

Jair Montes, José Wildes, Ted Wilson, Alan Queiroz, Rosângela Donadon, Dindin de União Bandeirantes e Júlio Siqueira, estes são os sete novos vereadores da Capital. Devem assumir os cargos já na próxima semana, porque o Congresso promulgou ontem a PEC que aumentou o número de vagas nas câmaras em todo o País. O resto é esperneio e discussão jurídica. Quem decide é o Congresso. O texto da PEC é claro e diz que a emenda determina a posse imediata aos suplentes. Fim de papo.

Fujão

O presidente da Câmara de Vereadores Hermínio Coelho vem fugindo do assunto. Desde ontem que a coluna tenta manter contato com o vereador através de seu telefone celular mas ele simplesmente se recusa a atender. Na Câmara fomos informados que hoje ele não aparece por lá.

Pressão

Hermínio vem sendo pressionado por alguns dos atuais vereadores. Marcelo Reis e Elis Regina seriam dois que estariam querendo impedir a posse dos novos edis. Elis disse que não. A vereadora disse que “a lei deve ser cumprida. Se senadores aprovaram, deputados aprovaram, quem sou eu para questionar? Eu estou indiferente a essa questão. Agora se a Câmara vai melhorar ou piorar com a entrada dos novos vereadores, isso só o tempo vai dizer”, afirmou Elis.

Enquanto isso

Os futuros novos vereadores correm atrás de acelerar a diplomação e posse. Com a cópia da promulgação do Congresso embaixo do braço e com advogados, vão ao TRE para resolver as partes burocráticas. Estão confiantes e não acreditam em empecilhos locais, “o TRE vai respeitar o que diz a Lei”, afirmam.

Reunião

O TRE convocou uma reunião de emergência na tarde desta quinta-feira para tratar desse tema. O presidente da OAB de Rondônia é um dos participantes.

Executivo

Já o prefeito disse, através de sua assessoria, que a chegada de novos vereadores não influi em nada em sua administração, “o Executivo passa a ter maioria ampla na Câmara”, segundo a posição da prefeitura.

“Caçando” conversa

Com o prazo final de filiações chegando ao limite, os partidos já começam a definir nominatas para as eleições 2010. Tem muito candidato fazendo contas e “caçando” conversa com líderanças partidárias. Nomes de peso estão se articulando e quando forem definidos os partidos, as contas vão ficar mais fáceis. É aguardar.

Na Capital

Alexandre Brito, médico e deputado estadual vem se consolidando como o candidato da Capital. O parlamentar é conhecido por 8 entre 10 eleitores de Porto Velho e isso deve se reverter em votos no ano que vem. Brito, que disputou a prefeitura nas últimas eleições, também se consolidou como oposição ferrenha a Roberto Sobrinho, o prefeito. Para Alexandre, Roberto é uma farsa e a “máscara” do petista já está caindo. “Eu denunciei aquela viagem dele à Itália onde ele levou a primeira-dama pagando diárias a ela. Recentemente o casal esteve em Israel e na França. Espero que pelo menos dessa vez ele tenha pago a conta com dinheiro do próprio bolso”, disse o deputado. Brito disse ainda que fiscaliza as ações do prefeito porque não admite que uma pessoa que administra a cidade que ele ama, tenha esse tipo de atitude, “não sou vereador, mas o que estiver a meu alcance vou estar fazendo para mostrar que aqui em Rondônia não tem espaço para aventureiros”.

Greves

Primeiro foram os Correios, agora os bancos. Em Jirau tumultos por problemas diversos e a obra está paralisada. Os Correios não voltam agora e os bancários parados por tempo indeterminado. Complicado.

Nazareno no Senado

Um dos fundadores do Partido Democrático Trabalhista (PDT) em Rondônia, Pedro Nazareno, disse que pretende ser candidato ao senado por seu partido. Por carta ele comunicou ao presidente do diretório regional do partido, Acir Gurgacz, a sua decisão de concorrer a uma vaga no Congresso. Ele também propõe, entre outras coisas, uma reestruturação do partido no estado.

Legenda de aluguel

O pedetista defende que o organismo diretor do PDT inicie um trabalho de resgate da identidade partidária, baseando-se na história de vida dos fundadores a nível regional e nacional. Para ele, o PDT de Rondônia precisa deixar de ser “sigla de aluguel”. Outra crítica de Nazareno é sobre a priorização dada pelos diretores aos políticos que já tinham mandatos. Nazareno explicita que, “o partido está sem representatividade parlamentar na capital do estado e em nível federal porque raramente foi feito trabalho de surgimento de novas lideranças, das próprias bases”.

Novo Código de Ética

A partir desta quinta-feira (24), os médicos ficam proibidos de criar embriões para pesquisa e fazer a escolha do sexo do bebê nas clínicas de reprodução assistida. O veto é resultado do novo Código de Ética Médica, publicado nesta quinta-feira (24), no 'Diário Oficial da União'. O código faz recomendações claras aos profissionais para que não se submetam à pressão de hospitais e clínicas para atender maior número de pacientes por jornada. Ficam explicitamente proibidos de vender medicamentos ou ganhar comissão da indústria por produtos que recomendar.

Também

O documento também traz a recomendação para que em palestras e trabalhos científicos, os profissionais precisam deixar claro se são patrocinados. O Código aborda ainda a autonomia do paciente, destacando o direito à informação sobre a própria saúde e às decisões sobre o tratamento, sempre em parceria com o médico. Os cuidados paliativos - técnicas que visam tratar pacientes com doenças incuráveis ou em estado terminal-também são destacados pelo novo código. As novas regras são o resultado de dois anos de debates entre entidades e especialistas, e a análise de 2.677 sugestões encaminhadas por médicos e entidades organizadas da sociedade.

Mas

Resta saber como vai ser feita essa fiscalização. O código de conduta dos dentistas, por exemplo, veda a publicidade da profissião, mas atualmente o que mais se vê na televisão e em jornais são anúncios de consultórios. Advogados também não podem fazer publicidade, mas vira e mexe assistimos comerciais de escritórios. Eu já falei isso e torno a repetir, o Brasil não precisa de mais leis ou códigos. Precisa é fazer cumprir o que já está no papel, essa é a parte difícil.

Moradia

A Caixa Econômica Federal financiará R$ 38 bilhões este ano para compra de imóveis novos e usados e materiais de construção. O valor representa um crescimento de cerca de 65% em relação ao reservado para este fim pela Caixa em 2008, de aproximadamente R$ 23 bilhões. Para o Governo Federal o déficit habitacional de 8 milhões de moradias no País pode ser resolvido dentro de 15 anos. O duro é passar pela complicada burocracia da Caixa na hora de buscar um financiamento.

Na TV

E não esqueçam. O Painel Político também está na tevê. No Canal 38 - RBRTV, de segunda a sexta-feira ao meio dia e meio e aos domingos especial com uma hora de duração com trechos das entrevistas da semana a partir das 13 horas. Reprise dos programas às 7 da manhã.

Twitter

O Painel Político está no Twitter (www.twitter.com/painelpolitico). Lá, as novidades diárias da coluna e do programa. Também pode deixar recados. Nossa equipe acompanha as mensagens. É mais uma forma de interação.

Contatos

Contatos com a coluna e com o programa Painel Político podem ser feitos através do e-mail alan.alex@gmail.com ou pelo telefone 3229-8673. Agradecemos a todos os leitores e telespectadores a audiência tanto da coluna quanto do programa.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS