A II Parada do Orgulho Gay da cidade de Porto Velho, oficialmente denominada Marcha Municipal pela Diversidade Sexual “Professor Roberto Farias”, atende a uma necessidade de se promover ações com a finalidade de possibilitar a visibilidade das necessidades da população LGBT do nosso município, segmento historicamente excluído do convivio social e dos direitos mínimos de cidadania. A marcha será precedida por ciclos de palestras e discussões nas escolas públicas das redes estadual e municipal, com o propósito de se discutir o preconceito, a violência, e a homofobia, assim como, resignificar conceitos da tolerância, do respeito, da diversidade, e da democracia homoafetiva, dentre tantos outros temas relevantes e pertinentes, para consolidadação, em definitivo, de uma sociedade verdadeiramente democrática.
No ano de 2008 foi realizada a I Marcha Municipal pela Diversidade Sexual, a partir de uma grande parceria, que uniu instituições públicas e organizações dos mais variados campos de atuações, como sindicatos, setoriais, associações, ONGs, cooperativas e personalidades políticas. A primeira marcha foi uma grande e alegre festa, que levou às ruas da cidade mais de 40 mil pessoas, reunindo a família, os amigos, os visinhos e os casais homossexuais, ansiosos por justiça social, e transcorreu num grande clima de paz, harmonia e tolerância.
No dia 27 de setembro de 2009, o Grupo TUCUXI, em parceria com o poder público e a colaboração de diversas ONGs localizadas na Zona Leste de Porto Velho, estará realizando a II Marcha Municipal pela Diversidade Sexual “Professor Roberto Farias”, trazendo como principal eixo de discussão o tema Porto Velho sem Homofobia.
A concetração do marcha acontecerá na esquina da rua Raimundo Cantuaria com Av. Mamoré, a partir das 13 horas, e o início está previsto para 16 horas e 30 minutos, perfazendo o seguinte percurso: Av. Mamoré, Ruas Alexandre Guimarães, Amador dos Reis e Plácido de Castro, finalizando na Av. Momorém, em frente da Casa Brasil.
O núcleo TUCUXI e o segmento LGBT convidadam a família portovelhense e a todos aqueles que se solidarizam com a justa causa dos homossexuais de Porto Velho, para caminharem juntos neste grandioso dia, para juntos dizerem não às atitudes homofóbicas e às violências contra parceiros homoafetivos.