Painel Político –(Ação civil pública contra a prefeitura vai questionar o quinquênio pago a comissionados) – Alan Alex
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Ação Civil Pública
Está sendo produzida uma ação civil pública que deverá ser impetrada em breve contra a Prefeitura de Porto Velho. Já vou avisando que não sou eu quem está fazendo isso. A ação é para questionar o pagamento do quinquênio, que por lei só pode ser pago a servidores efetivos, aos servidores comissionados. Essa ação deverá causar uma enorme dor de cabeça ao prefeito e ao secretário de administração, pois eles sabem que esse pagamento a comissionados é ilegal mas fazem de propósito. Vai ter gente que vai ser obrigada a devolver dinheiro. Aí, a casa vai cair na cabeça do prefeito porque quando se mexe no bolso de alguém a coisa muda de figura.
Passo de tartaruga
O Rondoniaovivo.com e a população de Porto Velho espera há exatos 20 dias que o Ministério Público Federal ouça uma testemunha do caso da suposta fraude na licitação que contratou a empresa Uni Engenharia para as obras da Avenida José Vieira Caúla. Nossa reportagem levou pessoalmente ao prédio do Ministério Público Federal a testemunha-chave do caso para ser ouvida pelo procurador Reginaldo Trindade. Isso ainda não aconteceu.
Passo a passo
A reportagem do Rondoniaovivo apresentou a testemunha ao Procurador, que ouviu rapidamente um resumo dos fatos e marcou para dali a uma semana a oitiva oficial dessa pessoa. No dia marcado a testemunha não pôde comparecer pois estava fora da cidade, mas telefonou ao MPF e marcou uma nova audiência alguns dias depois. No dia marcado a secretária do procurador disse que não seria possível atender a testemunha e novamente adiou a oitiva. Já se passaram 20 dias desde então e nada aconteceu.
Medo
A testemunha, no dia em que conversou com o procurador, na presença dos jornalistas Alan Alex e Paulo Andreoli, afirmou que estava com medo de fazer a denúncia, pois o caso envolve uma quantia alta em dinheiro, além de mexer com pessoas poderosas. Mesmo assim, se prontific ou a prestar todos os esclarecimentos sobre o caso. A oitiva poderia ter acontecido naquele mesmo dia, porém, foi adiada. Com esse adiamento, o caso está “esfriando” e os envolvidos estão impunes.
Motivos
Não vou aqui fazer ilações a respeito dos motivos dessa demora, mas posso garantir de antemão que se essa fraude envolvesse alguém da esfera do governador Ivo Cassol o caso estaria bem avançado. O MPF perde tempo tentando cassar o mandato de Cassol com uma denúncia de “infidelidade partidária” e não dá atenção necessária a um caso que envolve uma administração que está recheada de denúncias de corrupção e irregularidades em contratos que desperdiçam milhões dos cofres públicos, como é o caso da prefeitura de Roberto Sobrinho. Isso é lamentável.
Próximos passos
Devido a essa demora, a reportagem do Rondoniaovivo já encaminhou uma cópia das atas e um documento informando os detalhes da fraude ao senador Expedito Júnior, que se comprometeu a movimentar a denúncia em Brasília, “se aí no Estado não fazem nada, vamos ver se aqui na Capital Federal conseguimos obter resultados”, disse o senador. Mesmo assim, aguardamos a movimentação do MPF no Estado.
Ainda Expedito
O Superior Tribunal Federal está de luto com o falecimento do Ministro Menezes Direito. Por isso, as sessões que aconteceriam na terça e na quarta-feira desta semana foram canceladas. E era exatamente nessas sessões que estava agendado o pedido de posse imediata feita por Acir Gurgacz no STF. O bote da cascavel falhou por uma acaso do destino.
Ensino inferior
Enquanto o número de instituições de ensino superior consideradas de excelência ficou praticamente estagnado no país, o total das consideradas ruins cresceu 29,6% entre 2007 e 2008. São mais de 700 mil universitários em escolas ruins. Os dados estão no Índice Geral de Cursos, elaborado anualmente pelo Ministério da Educação. O indicador leva em consideração os cursos de graduação e pós-graduação. Entre as universidades com maior nota, 11 são públicas e 10 privadas – apenas essas 21 alcançaram nota máxima. As que tiraram notas 1 e 2 (a avaliação vai de 1 a 5) serão vistoriadas in loco pelo MEC. Foram avaliadas 2001 instituições.
Homenagem
Um dos empresários mais tradicionais de Rondônia e com marcante participação em atividades sociais e beneficentes, João Gonçalves Filho, o proprietário dos supermercados Irmãos Gonçalves, vai ser agraciado pela Assembléia Legislativa com o título de “Cidadão do Estado de Rondônia”. O Projeto de Decreto Legislativo, concedendo a honraria, é de autoria conjunta do presidente do Poder Neodi Carlos (PSDC) e do deputado Tiziu Jidalias (PP). A data a homenagem será anunciada na próxima semana. O empresário é dono também de um frigorífico com capacidade para abate de duas mil cabeças por dia. Entre as obras beneficentes e incentivos destacam-se ajudas ao Lar do Idoso Manuel Clemente Souza, ao Lar da Criança e do Adolescente, à Apae e ao time de futebol profissional do Jaru.
Tratamento de câncer
Pelo menos quatro hospitais do Brasil estão tratando câncer dos ossos com a crioterapia, em que o osso doente é retirado do paciente, congelado em nitrogênio líquido e depois reimplantado. A prática foi desenvolvida no Japão há dez anos. “É uma técnica muito simples, mais barata e sem risco de rejeição”, afirma Maurício Etchebehere, chefe do Departamento de Ortopedia da Unicamp. O tratamento tradicional para câncer nos ossos é a quimioterapia, seguida da retirada do osso doente, substituído por uma prótese. Um dos primeiros a usar a crioterapia no Brasil, foi o professor Márcio Fernando de Moura, da Universidade Federal do Paraná. Desde 2003, ele operou 35 pacientes – e em nenhum caso houve reaparecimento do câncer.
Falando em saúde
O Hospital de Base e a Policlínica Osvaldo Cruz vão passar por uma grande reforma e ampliação a partir da semana que vem. No local onde está a policlínica será construído um prédio de cinco andares onde vai funcionar o novo Osvaldo Cruz. O Hospital de Base vai ganhar mais leitos e o Pronto Socorro Infantil Cosme e Damião vai funcionar vizinho ao HB. Será construído um novo prédio para atender os pacientes mirins. O projeto é um sonho antigo do diretor do HB, Amado Rahhal que já administra a unidade há quase cinco anos.
Provisório
Mesmo com a reforma, tanto o HB quanto o Osvaldo Cruz vão continuar atendendo o público normalmente, “é claro que teremos os inconvenientes de uma construção, mas vai valer a pena”, disse Amado.
H1N1
Foi registrado em Jaru um caso da gripe causada pelo vírus H1N1. É uma mulher e ela foi encaminhada para o Cemetron, em Porto Velho. No interior do Estado o medo se espalhou. Chegou a tal ponto que a prefeitura de Ji – Paraná resolveu cancelar o desfile de 7 de Setembro para evitar a aglomeração de pessoas.
Mas
Neste fim de semana acontece na mesma Ji-Paraná o campeonato latino de motocross que deve reunir milhares de pessoas não só da cidade, como de todo o Estado. Vai entender.
Falando nisso
O pessoal da Agevisa em Porto Velho deve andar mesmo muito ocupado. A produção do programa Painel Político está tentando agendar uma gravação com os responsáveis pelo setor que trata da gripe causada pelo vírus H1N1 no Estado mas não consegue. A resposta é sempre a mesma, “estamos em reunião”. Interessante que essa mesma equipe compareceu a uma entrevista na TV Rondônia. Será que eles andam irritados com as denúncias do Rondoniaovivo contra a Agevisa?
RBRTV Canal 38
O canal 38, RBRTV está investindo em qualidade de programação e em estrutura física. O estúdio situado na Avenida Marechal Deodoro, entre Pinheiro Machado e Duque de Caxias já está funcionando e alguns programas, como o Painel Político já estão sendo gravados no local. A emissora também está investindo na melhoria do sinal, “nosso sinal está chegando em Candeias do Jamari com qualidade e estamos ajustando nossos transmissores para melhorar ainda mais”, disse Jair Montes que é diretor geral da emissora.
O Painel Político está no Twitter (www.twitter.com/painelpolitico). Lá, as novidades diárias da coluna e do programa. Também pode deixar recados. Nossa equipe acompanha as mensagens. É mais uma forma de interação.
Contatos
Contatos com a coluna e com o programa Painel Político podem ser feitos através do e-mail alan.alex@gmail.com ou pelo telefone 3229-8673. Agradecemos a todos os leitores e telespectadores a audiência tanto da coluna quanto do programa.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!