Expedito Júnior é campeão na pesquisa do PMDB em que Confúcio vence Sueli Aragão - Por Paulo Queiroz

Expedito Júnior é campeão na pesquisa do PMDB em que Confúcio vence Sueli Aragão - Por Paulo Queiroz

Expedito Júnior é campeão na pesquisa do PMDB em que Confúcio vence Sueli Aragão - Por Paulo Queiroz

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Expedito Júnior é campeão na pesquisa do PMDB em que Confúcio vence Sueli Aragão
1 - PESQUISA DO PMDB
Por enquanto, conforme dados colhidos entre os dias 05 e 15 do mês em curso, vai dando Confúcio Moura, com 25,8% contra 19,2% atribuídos a Sueli Aragão na modalidade estimulada. A pesquisa é do Instituto Phoenix e foi encomendada pelo PMDB rondoniense com o propósito de saber a quantas andam as intenções de voto dos dois pré-candidatos do partido, decorridos quase quatro meses de campanha interna. Por campanha interna entendam-se os encontros peemedebistas inaugurados com a reunião de Ariquemes, no dia 09 de maio, quando a lista dos postulantes à candidatura da legenda para disputar o governo no ano que vem ainda incluía o deputado federal Natan Donadon (Vilhena).
Ao final do encontro, restaram apenas Confúcio e Sueli, porquanto a intervenção de Natan no conclave prestou-se apenas para a apresentação da sua desistência do empreendimento em nome de uma suposta unidade partidária. Como a cúpula peemedebista já deixara transparecer a predileção pelo prefeito de Ariquemes, houve quem especulasse que a atitude do deputado obedecia a uma inspiração do senador Valdir Raupp, presidente regional do partido, como forma de pressão para que a ex-prefeita de Cacoal seguisse o exemplo. Sueli Aragão manteve a pré-candidatura e sucederam-se os encontros pelo interior do Estado, o mais recente dos quais realizado no dia 15, em Cacoal, data em que também foi fechada esta primeira pesquisa.
Não obstante a campanha ter caráter interno, objetivando a convenção que será realizada entre 10 e 30 de junho próximo, a sondagem não ficou circunscrita aos convencionais – e nem poderia, posto que seria bater em ferro frio (a volatilidade dos convencionais é tão absurdamente elevada que, ao menos nesse mundo, não há cálculo probabilístico que se lhe possa perscrutar sequer uma tendência). Assim, além de colher dados entre o eleitorado propriamente dito, a sondagem abrangeu 12 municípios e, no embalo, incluiu uma consulta estimulada sobre quem o leitor prefere como próximo governador.
2 – SURPRESA PETISTA
Mas voltando ao foco principal da pesquisa de modo a completar a informação nesse particular, na modalidade espontânea, Confúcio Moura pontuou com 13,8% das intenções de voto contra 5,7% de Sueli Aragão, no que diz respeito ao confronto interno do PMDB. A essa altura dos acontecimentos, porém, a mais de um ano da eleição, os grandes vencedores são os indecisos e os que não estão nem aí, totalizando mais da metade (50,3%), porquanto 28,5% responderam que ainda não sabem em quem vão votar e 21,8% disseram que hoje votariam em nenhum. Outros peemedebistas chegaram a ser citados, mas o resultado da pesquisa não lhes revelou as identidades, informando apenas que o foram por 4,7% dos entrevistados.
Do mesmo modo como não revelou os nomes dos peemedebistas citados residualmente, no que diz respeito aos demais partidos o resultado pesquisa só informa o nome mais referido de cada legenda, desprezando outras sugestões da mesma agremiação. E aí é que eclode a primeira surpresa. Os municípios pesquisados foram Porto Velho, Guajará Mirim, Ariquemes, Jaru, Ji-Paraná, Presidente Médici, Cacoal, Rolim de Moura, Pimenta Bueno, Vilhena, Nova Brasilândia e Alto Paraíso.
Em que pese ter sua atuação circunscrita à Capital, o nome do PT que se destacou nesse conjunto de municípios foi o do prefeito Roberto Sobrinho, que aparece na tabulação com 6,74% das intenções de voto. Mas como as citações petistas colhidas pela senadora Fátima Cleide e pelo deputado federal Eduardo Valverde, por terem sido menores do que as obtidas por Sobrinho, não foram tabuladas, o presumível candidato do PT aparece em desvantagem em relação a outras siglas onde há apenas um nome cogitado. Caso de todas as outras com exceção do PMDB e do PPS.
De modo que, nesse quadro, o campeão das preferências é o senador Expedito Júnior (PR), com 16,3%, seguido por Confúcio Moura (13,8%), Roberto Sobrinho (6,7%), Moreira Mendes (PPS - 6,5%), Acir Gurgacz (PDT - 5,9%), Sueli Aragão (5,7%) e Neodi Carlos (PSDC - 3,8%).
3 – PARA PRESIDENTE
Observe o leitor que, se somadas as preferências dos peemedebistas Confúcio e Sueli, o indicador das intenções de voto da legenda lambe os 20% (na verdade 19,5%), superando a marca alcançada pelo eventual candidato do PR, único em sua legenda, o senador Expedito Júnior. Do mesmo modo, o índice petista certamente será maior do que o tabulado apenas em nome de Sobrinho, conquanto só os tabuladores é que poderiam precisar. Sabe-se apenas que os outros nomes citados – aí incluídos os de Fátima Cleide e de Eduardo Valverde (mas não só) – segundo aparece na tabela de resultados, o foram por 12,6% dos entrevistados. Ou seja, por baixo, se metade desse índice for a soma de Cleide e Valverde, o índice do PT passa dos 10% das intenções de voto para governo.
E até porque permanece como um dos pré-candidatos com bloco na rua, é de se esperar que, entre esses 12,6% dos entrevistados de quem se colheu os nomes tabulados sob a generalização de “outros”, alguns tenham citado o vice-governador João Cahulla (PPS), que não apareceu na tabela por ter sido superado por Moreira Mendes da mesma legenda. O que pode também significar que, se fiéis ao partido, o índice da legenda deve ser maior do que o atribuído ao deputado aí distinguido.
Por fim, para não perder a viagem, os responsáveis pela pesquisa incluíram uma consulta sobre a preferência caripuna para a Presidência da República, estimulando os entrevistados a escolherem entre os nomes que estão sendo mais repisados pelas sondagens de âmbito nacional. Assim é que, na apuração local, o candidato que lá aparece no topo, o governador paulista José Serra (PSDB), aqui também lidera com 29,6% das intenções de voto, seguido por Dilma Roussef (PT) com 14,5% das preferências. Seguem-se Ciro Gomes (PSB), com 9,4% das intenções de voto, o mineiro Aécio Neves, com 8% das preferências e Heloísa Helena (PSOL) com 1,5% Como o esperado, porém, a maioria – 34,1% - ainda não sabe em que vai votar (23%) ou respondeu que dessa lista vota em ninguém (11,1%).
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS