Painel Político (A atrapalhada inauguração da Pinheiro Machado. Mototaxistas) – Alan Alex
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Inauguração atrapalhada
Na manhã desta quarta-feira, um sol de rachar e a Avenida Jorge Teixeira interditada. A princípio achava-se que era um acidente, mas não. Era o prefeito Roberto Sobrinho, em pessoa (coisa difícil de se ver) inaugurando o asfalto da Avenida Pinheiro Machado. A “solenidade” contou com a presença dos comissionados da prefeitura e dos motoristas que tentavam passar. O evento causou um transtorno desnecessário ao já caótico trânsito de Porto Velho. E a vida segue.
Covarde
Foi com essa palavra que os mototaxistas definiram a atitude do vereador Marcelo Reis ao se abster de votar no projeto que regulamentaria o exercício da profissão em Porto Velho. A sessão foi tensa e exatamente o voto de Marcelo que definiu a questão. De acordo com os mototaxistas, o vereador havia se comprometido com a categoria para votar favorável. Na última hora, ele preferiu a abstenção. Isso rendeu uma enxurrada de palavrões contra Marcelo Reis. Alguns tão cabeludos e inéditos que arrepiaria os cabelos até do sujeito mais depravado.
Atraso
Na verdade a não aprovação do projeto trás prejuízos para a população. O serviço, mesmo sem regulamentação por parte da Câmara, vai continuar. E essa informalidade não dá garantia aos usuários, que ficam expostos a taxistas clandestinos. Foi lamentável a atitude de Marcelo Reis, que deveria ter se posicionado claramente sobre a questão e não se esquivar de uma decisão que representa um avanço para a população mais carente, que é quem usa o serviço.
Pelos fundos
Após se abster de votar na sessão, Marcelo Reis sumiu. Os mototaxistas aguardavam “ansiosos” a saída do vereador da Câmara, mas não conseguiram. Disseram que ele estava no porta – malas do carro de outro vereador.
Consequências
Mas a abstenção de Marcelo Reis não vai ficar impune. Pelo menos não na esfera partidária. O Partido Verde, ao qual o vereador é filiado, deverá dar um “puxão de orelhas” no vereador, assim como em Jaime Gazola, que também é filiado e votou contra os mototaxistas.
Coincidência
A campanha que está sendo veiculada nas emissoras de TV contra o serviço de mototaxi e é assinada pelo sindicato dos trabalhadores das empresas de transporte e pelo sindicato dos taxistas foi feita na mesma agência que atende o Sindicato das Empresas de Transporte – SET. Resta saber se é o SET quem está pagando a veiculação em horário nobre.
Painel na TV
O deputado estadual Alexandre Brito foi o entrevistado de ontem no programa Painel Político. Ele teceu pesadas críticas contra a administração do prefeito Roberto Sobrinho, fazendo inclusive um retrospecto da suposta fraude na licitação que envolve a Uni Engenharia e Construtora Castilho nas obras da Veira Caúla. Para Brito, houve sim fraude e ele questionou a inércia do Ministério Público. O deputado chegou a citar a nomeação da filha do ex-procurador geral da instituição no gabinete do prefeito. Brito também lembrou a viagem de Roberto Sobrinho à Italia e disse que recorreu do arquivamento da denúncia.
Relembrando
Esta semana o Programa Painel Político entrevistou o deputado estadual Ribamar Araújo, o deputado Alexandre Brito e hoje o presidente do P-SOL Adílson Siqueira. Na sexta-feira estaremos colocando no Rondoniaovivo os melhores momentos de cada entrevista.
Entrevista
Nesta quinta-feira a entrevistada é a vereadora Elis Regina, que fala sobre seu mandato, administração Roberto Sobrinho e os empecilhos encontrados por ela e pelos demais vereadores de oposição em relação as tentivas de fiscalizar o Executivo municipal.
Na sexta-feira
O entrevistado é o vereador e presidente da Câmara, Hermínio Coelho, que bem que tentou, mas não conseguiu defender a administração do PT. Hermínio falou sobre o próprio partido, sua gestão à frente da Câmara, criticou o serviço de transporte e disse que foi um atraso a Câmara não ter alterado a lei orgânica que permite o mototaxi na cidade.
Nota de repúdio
A União de Negros pela Igualdade - Seção Rondônia emitiu nesta quarta-feira uma nota de repúdio contra o secretário municipal de Serviços Básicos, Jair Ramires que foi condenado em Primeira Instância pelo crime de racismo. A nota, tardia já que faz uma semana que Ramires foi condenado, também não cita o nome do secretário.
Museu
Recebo de meu amigo Lúcio Barros, lá de Belo Horizonte, um link interessante, é o museu da corrupção. Um site que mostra os principais escândalos do País nos últimos anos. Vale a pena visitar para “refrescar” a memória. O endereço é: http://www.dcomercio.com.br/especiais/2009/museu/index.htm
Sem apoio
Atalíbio Pegorini, prefeito de Guajará Mirim realmente está sendo defenestrado pelo grupo de Miguel Sena. O governador este ano não compareceu a abertura da exposição agropecuária do município e nem foi ao Duelo na Fronteira. E olha que foi o governo do Estado que bancou a construção do bumbódromo. Uma oportunidade dessas, Ivo Cassol não perderia por nada. Deixando de ter o apoio palaciano, a situação deAtalíbio passa a ficar complicada. Os salários, por exemplo, estão atrasados.
Crise
Na sessão que aconteceu ontem na Câmara de Vereadores de Guajará Mirim, a vereadora Marileth disse que solicitou à secretaria municipal de educação um balancete dos últimos cinco meses, e recebeu como resposta que o balancete não seria enviado por que “ a prefeitura estava fazendo economia de papel e de dinheiro”. Realmente, a situação está feia.
Extra oficial
A informação de bastidores dá conta que Miguel Sena teria fechado um acordo com os vereadores, para que os mesmos ficassem, por enquanto, quietos. Mas de prontidão, porque se for o caso, eles darão início a uma CPI para investigar a administração de Atalíbio.
Interventor
Com a saída do secretário municipal de saúde de Guajará, Clézer Lobato, foi colocado no cargo um médico veterinário, enviado pelo Palácio Presidente Vargas. Chama-se Marcos Amaral e pelo que andam dizendo na cidade, a situação piorou com a chegada dele. Os médicos estão insatisfeitos com os atrasos de salário e ameaçam inclusive uma paralisação.
Campanha
Carlos Eduardo Ferreira, o Carlão, está organizando uma campanha para ajudar Aline Quintela, de 26 anos, mãe de dois filhos, que após descobrir um câncer de tireóide, teve uma metástase que comprometeu seus pulmões. Além disso, seu marido a abandonou no momento em que ela mais precisava, que foi quando descobriu a doença. Ela precisa fazer um transplante pulmonar, que vai ser feito em Porto Alegre (RS). Ela conseguiu as passagens pelo SUS, mas precisa de dinheiro para se manter na capital gaúcha, já que ela está na fila de espera. Sem poder trabalhar, Aline vai precisar de toda a ajuda possível. Com o objetivo de arrecadar algum dinheiro, no dia 23 de agosto, na Associação dos Policiais Ambientais, na rua Coimbra com Calama, no bairro 04 de Janeiro, vai acontecer uma feijoada beneficente. Os convites estão sendo vendidos a R$ 10 e podem ser adquiridos pelo telefone 9204-8160 – quem puder ajudar ainda mais essa mãe de família, pode fazer um depósito, de qualquer valor no banco Bradesco – Agência 0153-8 - conta corrente 0560250-5, em nome de Lenilda de Souza Quintela, que é a mãe de Aline. Conheço a moça e conheço o Carlão. Posso garantir que a situação é desesperadora, portanto, quem puder ajudar, vai estar fazendo uma enorme boa ação.
Contatos
Contatos com a coluna podem ser feitos através do e-mail alan.alex@gmail.com. Leio, se for o caso respondo. A informação sendo boa a gente checa e publica. Agradeço a todos que enviaram e enviam informações. É mostrando o que está errado que a gente vai consertando, ou pelo menos apontando os erros. Também garantimos o sigilo da fonte.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!