A Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL realizou através do instituto de pesquisa EPICENSUS, uma pesquisa para identificar as principais dificuldades enfrentadas pelos consumidores nos três pólos comerciais de Porto Velho: Avenida Sete de Setembro, José Amador dos Reis e Jatuarana.
O instituto aplicou a pesquisa quantitativa a seiscentos consumidores, no período de 08 a 14 de junho deste ano, os consumidores entrevistados foram divididos de acordo com os dados do IBGE (sexo, faixa etária, escolaridade, rendar familiar e ocupação). No dia 23 do mesmo mês, foi a vez da pesquisa qualitativa, que foi aplicada em dois grupos. O primeiro: Classe A/B, de 25 a 55 anos, homem e mulher e o segundo grupo: Classe C/D, também em homens e mulheres na faixa etária de 25 à 55 anos.
Um dos primeiros problemas apontados foi a dificuldade para encontrar estacionamento, já que a frota da capital vem em um crescente aumento. Quando perguntamos aos clientes o grau de satisfação em relação ao estacionamento, recebemos as seguintes respostas:
Muito satisfeito - 2%
Satisfeito - 43%
Insatisfeito - 35%
Muito insatisfeito - 20%
Mais de 55% dos consumidores dos três principais pólos comerciais de Porto Velho estão insatisfeito ou muito insatisfeito com a falta de estacionamento próximos aos comércios da Capital.
Outros fatores abordados foram a segurança e a iluminação pública, ambos estão interligados, a falta de iluminação contribui para o aumento da criminalidade. Mais uma vez, constatamos em nossa pesquisa a insatisfação dos clientes em relação a essas duas necessidades pública.
Quando questionamos os clientes sobre a iluminação pública, tivemos os seguintes resultados:
Muito satisfeito - 1%
Satisfeito - 35%
Insatisfeito - 33%
Muito insatisfeito - 31%
Já em relação à Segurança pública nas principais vias de comércio, chegamos às seguintes conclusões:
Muito satisfeito - 1%
Satisfeito - 20%
Insatisfeito - 34%
Muito insatisfeito - 45%
Por último analisamos a situação do transporte público para os clientes terem acesso às lojas e comércios da Jatuarana, José Amador dos Reis e Sete de Setembro. Mais uma vez foi constatada a insatisfação dos consumidores com mais esse serviço de utilidade pública.
Muito satisfeito - 1%
Satisfeito - 22%
Insatisfeito - 35%
Muito insatisfeito - 42%
A pesquisa identificou os principais problemas que levam os consumidores a escolherem outros locais para compras, ao invés dos tradicionais centros comerciais. Após identificado esses fatores, a CDL vai cobrar junto as autoridades providências para melhorar a acessibilidade dos consumidores, trazendo mais conforto e comodidade na hora das compras.
CONFIRA GRÁFICOS: