Painel Político (A fantástica obra de ficção da prefeitura. As diárias dos vereadores) - Alan Alex

Painel Político (A fantástica obra de ficção da prefeitura. As diárias dos vereadores) - Alan Alex

Painel Político (A fantástica obra de ficção da prefeitura. As diárias dos vereadores) - Alan Alex

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Na Tevê

Segunda-feira, a partir das 13 horas, no Canal 38 – Rede Brasil de Televisão, estréia o programa Painel Político, que vai ao ar de segunda a sexta neste horário com reprises durante a programação. Nosso primeiro convidado é o deputado estadual do PT, Ribajmar Araújo. Já faço de público um convite ao prefeito Roberto Sobrinho para que ele vá falar sobre sua administração. Contamos com a audiência de todos.

Obra de ficção

Não dá para levar a sério a tal “nota de esclarecimento” da prefeitura de Porto Velho sobre a acusação de fraude na licitação que envolveu a Uni Engenharia e a Construtora Castilho nas obras da Vieira Caúla. Dizer que “não passou de um erro material no uso de modelo padrão de documento”. Faz-me rir senhores. Como eu disse ontem, a prefeitura nunca foi boa em inventar desculpas para as lambanças, mas daí a dizer que “na confecção da ata utilizou-se como modelo documento de outro certame, no qual os novos dados iam sendo inseridos” é ridiculo. Mais ridícula ainda deve ter sido a reunião para inventar essa historinha.

Fritou

Eles devem ter pensado tanto, mas tanto nessa desculpa esfarrapada que o cérebro da turma deve ter fritado. Hoje eles devem estar com uma tremenda dor de cabeça pela quantidade de neurônios queimados durante esses dias. Sinceramente Mirian, eu esperava uma nota mais, digamos assim, criativa. Essa foi de lascar.

Ministério Público

O pior de tudo foi dizer que a “Prefeitura enviou cópias da licitação em 2008 para o Ministério Público, garantindo sua transparência”. E daí que enviaram cópia ao MPE? Na cópia constavam as duas atas? E porque ao Ministério Público do Estado, se as verbas do PAC são federais. As cópias deveriam ter sido remetidas ao Ministério Público Federal.

Silêncio

A nossa imprensa se calou diante das denúncias. TV Rondônia continua como sempre, fazendo cobertura de seminários e outras “pautas de relevante interesse para a sociedade”. O “olhar eletrônico” continua programado para não enxergar as mazelas da atual administração e o Fala Rondônia fala de tudo, menos do que interessa realmente. Também, estão ganhando uma fortuna para veicular o longa-metragem institucional que deveria ser retirado do ar por ser propaganda enganosa.

Covardia

Essa nota tem endereço certo. Uma das maiores atrocidades que a ditadura cometeu, entre as centenas, foi a de silenciar a imprensa. Nessa época, eles prendiam e torturavam os jornalistas, mas nas redações, sabia-se quem era o inimigo. Atualmente, alguns “colegas” tentam calar outros jornalistas pedindo que eles sejam demitidos. Isso é a pior coisa que pode acontecer a um profissional de imprensa, não ter como expressar suas opiniões. Homem que é homem, não manda recado nem age pelas costas. Se tem algo a dizer, que diga na cara. E se for macho mesmo, fala pessoalmente. Do contrário não passa de um rato, que se esconde no primeiro buraco que encontra.

Diárias

No Diário Oficial do Município número 3.549, de 09 de julho deste ano,consta um pedido de passagens aéreas, ida e volta, além de 3 diárias ao vereador José Wildes de Brito, que na verdade é suplente de Epifânia Barbosa, para ele ir ao Rio de Janeiro, a cidade maravilhosa, acreditem, participar de um “curso de capacitação para vereadores – o exercício do papel fiscalizador pelo vereador”. Juro que não entendi. Wildes deve ter ido fiscalizar as praiais cariocas, porque aqui, onde ele deveria cumprir seu papel, não fiscaliza nada. Não estou dizendo que ele não foi, nem que o tal curso não tenha acontecido. Ocorre que Wildes está em seu segundo mandato e se ele ainda não aprendeu como exercer seu papel fiscalizador, é melhor pedir para sair.

Outro

Pastor Delso Moreira, foi com seu assessor Rodenilson Cabral de Andrade para Cacoal participar da Etapa Regional da Conferência Estadual de Segurança Pública que aconteceu nos dias 03 e 04 de julho deste ano. Para isso solicitaram três diárias. Duas coisas, Cacoal é aqui perto, e o evento durou dois dias, então para quê três diárias?

Reclamação

Um leitor da coluna me enviou um e-mail questionando a quantidade de vagas exclusivas para taxi nas ruas da cidade. Realmente, está ficando cada vez mais complicado estacionar em Porto Velho e o número de vagas para os taxistas é imenso. Eles tomam conta de vários locais e quando se precisa de um táxi, não encontra nas ruas. Outra coisa, a tal fila dos taxistas é algo que fere o código de defesa do consumidor. Muitas vezes o passageiro é obrigado a andar em carros velhos ou sem ar-condicionado porque o motorista “está na vez”. O passageiro pode andar no carro que quiser e não ser obrigado. Cadê a Semtran que não fiscaliza isso?

Ainda a UNI

Um leitor que foi um dos fornecedores da UNI Engenharia, me mandou o seguinte comentário: “Sou o Ademilton Alves, cujo nome foi citado em vários reportagens do seu site. Finalmente temos alguém que tem o poder de divulgação na mídia, para enfrentarmos essa sujeirada que é o Partido dos Trabalhadores em nossa capital, especificamente a atuação desta malfadada administração municipal que tem a frente o Senhor Roberto Sobrinho. A UNI ENGENHARIA realmente causou e tem causado muitos transtornos para a população, haja vista, as obras que a mesma iniciou, continua causando prejuízos para todos nós, pois com certeza são pagamentos de impostos da nossa gente que são usados e descaradamente desviados para setores escusos da administração, sabe lá, onde eles vão parar não é mesmo? Ah, deve estar sendo gasto na Europa em viagens Parisienses......Você falou uma coisa certa: “ Não adianta buscar o processo da Procuradoria Geral do Município para a introdução da ATA”. Isso com certeza já deve ter passado na mente dessa cambada, apesar de ter sido divulgada apenas a cópia da mesma, a original deve estar em algum lugar bem guardada. O que nós tínhamos para receber junto a UNI ENGENHARIA, conseguimos, porém foi árdua, cansativa,desgastante para nós. No caso concernente, depois da batalha judicial, foi resolvido. Outrossim, informo que vários outros fornecedores, infelizmente ficaram a “ ver navios”, não conseguiram nem um centavo sequer. A respeito do Ministério Público, não sei como uma Instituição desta natureza, que a meu ver, apesar dos pesares, ainda continua sendo a base de sustentação e equilíbrio direcional para fazer justiça, isso falando-se em termos gerais nacionais, cruza os braços e preocupa-se apenas com a proteção corporativa, esquecendo-se de sair dos seus gabinetes refrigerados e colocar a mão na massa, onde os desmandos e a imoralidade está em franca ascensão no nosso município.” Tá dado o recado Ademilton.

Guajará, resta uma esperança

Após organizar a estrutura do XV Festival Folclórico de Guajará-Mirim, evento que foi considerado o maior Duelo da Fronteira de todos os tempos, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo - SEMCET volta suas atenções agora para as comemorações da Semana da Pátria, em parceria com a SEMED. Porém, já a partir da semana que vem, a SEMCET também estará dando início ao trabalho de Inventário da Oferta Turística da cidade. É um trabalho pioneiro que consiste em mapear e diagnosticar todas as informações Turística que Guajará-Mirim oferece: rede hoteleira, bares, restaurantes, oferta de atrativos naturais e culturais, festas e eventos, etc. De acordo com Dayan Saldanha, secretário de turismo, "O objetivo é nos municiarmos de informações para embasarmos todas nossas necessidades e pleitá-las através de projetos junto ao Ministério do Turismo que, diga-se de passagem, dá prioridade a projetos oriundos de cidades que já tenham seu inventário pronto".

Solidariedade

Carlos Eduardo Ferreira, o Carlão, está organizando uma campanha para ajudar Aline Quinte, de 26 anos, mãe de dois filhos, que após descobrir um câncer de tireóide, teve uma metástase que comprometeu seus pulmões. Além disso, seu marido a abandonou no momento em que ela mais precisava, que foi quando descobriu a doença. Ela precisa fazer um transplante pulmonar, que vai ser feito em Porto Alegre (RS). Ela conseguiu as passagens pelo SUS, mas precisa de dinheiro para se manter na capital gaúcha, já que ela está na fila de espera. Sem poder trabalhar, Aline vai precisar de toda a ajuda possível. Com o objetivo de arrecadar algum dinheiro, no dia 23 de agosto, na Associação dos Policiais Ambientais, na rua Coimbra com Calama, no bairro 04 de Janeiro, vai acontecer uma feijoada beneficente. Os convites estão sendo vendidos a R$ 10 e podem ser adquiridos pelo telefone 9204-8160 – quem puder ajudar ainda mais essa mãe de família, pode fazer um depósito, de qualquer valor no banco Bradesco – Agência 0153-8 - conta corrente 0560250-5, em nome de Lenilda de Souza Quintela, que é a mãe de Aline. Conheço a moça e conheço o Carlão. Posso garantir que a situação é desesperadora, portanto, quem puder ajudar, vai estar fazendo uma enorme boa ação.

Contatos

Contatos com a coluna podem ser feitos através do e-mail alan.alex@gmail.com. Leio, se for o caso respondo. A informação sendo boa a gente checa e publica. Agradeço a todos que enviaram e enviam informações. É mostrando o que está errado que a gente vai consertando, ou pelo menos apontando os erros. Também garantimos o sigilo da fonte.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS