Representantes da Sedam participam de reunião no Rio de Janeiro
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O Secretário Cletho Muniz de Brito e o coordenador de Geociência Valdir Harmatiuk participaram na semana passada de uma Reunião da “Força Tarefa”, no Jardim Botânico no Rio de Janeiro.
De acordo com os participantes da reunião, a “Força Tarefa” tem o objetivo de construir um processo de diálogo e convergência entre a visão dos governadores da Amazônia e o posicionamento do Governo Federal no processo da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC).
Os participantes da reunião estão elaborando um documento para ser apresentado ao Presidente da República, o processo de negociações da UNFCCC deve explorar as várias oportunidades para o financiamento da redução de emissões provenientes do desmatamento e degradação (REDD): mecanismos de financiamento governamental, mecanismo de mercado sem compensações e mecanismo de mercado com compensações.
O coordenador de Geociência, Valdir Harmatiuk, explica que a “Força Tarefa” foi constituída a partir da posição dos governadores, através da carta dirigida ao Presidente da República, por ocasião do Fórum de Governadores da Amazônia, realizada em Palmas, Tocantins, em 26 de junho de 2009.
De acordo com Harmatiuk, a “Força Tarefa” é composta por especialistas, indicados pelos secretários de meio ambiente. Como coordenador da “Força Tarefa de Especialistas” foi indicado o professor Virgilio Viana, diretor geral da Fundação Amazonas Sustentável. Como ponto focal para a articulação com o Governo Federal, foi indicado o subchefe da Casa Civil da Presidência da República, Johaness Eck.
A primeira reunião de trabalho da “Força Tarefa” foi realizada na Secretaria de Assuntos Estratégicos, em Brasília, no ultimo dia 30 de julho de 2009, e definiu algumas tarefas e funções. A supervisão e acompanhamento das atividades da “Força Tarefa”, em nome dos governadores, está sendo feita pelos secretários de Meio Ambiente da Amazônia.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!