Educadores são capacitados para usarem resultados da Provinha Brasil na melhoria do ensino
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O Governo do Estado de Rondônia realiza nesta quarta e quinta-feira (12 e 13), por meio do Programa de Avaliação e Estatística/Gerência de Apoio, Controle e Avaliação (PAVE/GACA) da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), “Encontro de Alfabetizadores”, no Rondon Palace Hotel, em Porto Velho. O evento conta com a parceria do Ministério da Educação e Cultura e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (MEC/INEP). O objetivo é aprimorar a qualidade do ensino nos anos iniciais do ensino fundamental.
Este aprimoramento, segundo a titular da Gaca/Seduc, Fátima Rodrigues, é buscado com qualificação dos professores acerca dos processos e resultados do ensino e da aprendizagem indicados pela Provinha Brasil. Tais processos e resultados poderão ser utilizados para estabelecimento de metas, revisão de planejamento, avaliação do desempenho acadêmico e das práticas pedagógicas e escolares.
O professor Pascoal de Aguiar, secretário adjunto da Educação, que representou a titular Marli Cahulla, avaliou de forma positiva a união entre as três esferas de governo na realização do evento. “É um momento muito especial onde constatamos a conjugação de esforços entre União, Estado e Municípios, a forma mais eficaz de se fazer educação. Como historiador da Educação em nosso Estado e nesta região da Amazônia, constatei a participação do INEP nos eventos educacionais de Rondônia desde 1943. É uma importante parceria que vem sendo solidificada ao longo de todos os governos, independentemente de ideologias partidárias”, analisou o adjunto da Seduc. Por sua vez, Maria de Fátima Rodrigues, gerente de Apoio, Controle e Avaliação (Gaca/Seduc), enfatizou a importância do encontro. “As informações que serão transmitidas neste evento sobre a Provinha Brasil são muito valiosas. Peço que os participantes atuem como multiplicadores, levando o conteúdo ministrado aos demais educadores que não puderam estar presentes, pois a Provinha Brasil é um importante meio de diagnosticar o nível de alfabetização de nossas crianças”, disse a gerente da Gaca/Seduc. De acordo com Paulo Alves da Silva, representante do MEC, “é imprescindível que o conteúdo ministrado no evento seja colocado em prática nas salas de aula”. A abertura do Encontro de Alfabetizadores contou ainda com a presença de Sônia Casimiro, gerente de Educação; Maranei Rohers Penha, gerente de Projetos Especiais (GPE/Seduc); Moacir José da Silva, subgerente de Apoio, Controle e Avaliação (Gaca/Seduc); Marcos Meirelles, representante de Ensino de Porto Velho e Maria Aparecida Favaro, chefe de equipe de avaliação PAVE/GACA.
Foi criada pelo Governo Federal, de acordo com o Plano de Metas – Compromisso Todos pela Educação – PDE. A iniciativa estabelece um conjunto de diretrizes para que União, Estados, Distrito Federal e Municípios, em regime de colaboração, conjuguem esforços em proveito da melhoria de qualidade da educação básica. É um instrumento de diagnóstico do nível de alfabetização das crianças com idade entre seis e oito anos, usado para que as redes de ensino possam contar com um mecanismo para melhor acompanhar a evolução de qualidade da alfabetização no ensino fundamental. Busca-se evitar o diagnóstico tardio dos déficits de letramento, principalmente nas áreas da leitura e escrita.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!