Educadores são capacitados para usarem resultados da Provinha Brasil na melhoria do ensino
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O Governo do Estado de Rondônia realiza nesta quarta e quinta-feira (12 e 13), por meio do Programa de Avaliação e Estatística/Gerência de Apoio, Controle e Avaliação (PAVE/GACA) da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), “Encontro de Alfabetizadores”, no Rondon Palace Hotel, em Porto Velho. O evento conta com a parceria do Ministério da Educação e Cultura e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (MEC/INEP). O objetivo é aprimorar a qualidade do ensino nos anos iniciais do ensino fundamental.
Este aprimoramento, segundo a titular da Gaca/Seduc, Fátima Rodrigues, é buscado com qualificação dos professores acerca dos processos e resultados do ensino e da aprendizagem indicados pela Provinha Brasil. Tais processos e resultados poderão ser utilizados para estabelecimento de metas, revisão de planejamento, avaliação do desempenho acadêmico e das práticas pedagógicas e escolares.
O professor Pascoal de Aguiar, secretário adjunto da Educação, que representou a titular Marli Cahulla, avaliou de forma positiva a união entre as três esferas de governo na realização do evento. “É um momento muito especial onde constatamos a conjugação de esforços entre União, Estado e Municípios, a forma mais eficaz de se fazer educação. Como historiador da Educação em nosso Estado e nesta região da Amazônia, constatei a participação do INEP nos eventos educacionais de Rondônia desde 1943. É uma importante parceria que vem sendo solidificada ao longo de todos os governos, independentemente de ideologias partidárias”, analisou o adjunto da Seduc. Por sua vez, Maria de Fátima Rodrigues, gerente de Apoio, Controle e Avaliação (Gaca/Seduc), enfatizou a importância do encontro. “As informações que serão transmitidas neste evento sobre a Provinha Brasil são muito valiosas. Peço que os participantes atuem como multiplicadores, levando o conteúdo ministrado aos demais educadores que não puderam estar presentes, pois a Provinha Brasil é um importante meio de diagnosticar o nível de alfabetização de nossas crianças”, disse a gerente da Gaca/Seduc. De acordo com Paulo Alves da Silva, representante do MEC, “é imprescindível que o conteúdo ministrado no evento seja colocado em prática nas salas de aula”. A abertura do Encontro de Alfabetizadores contou ainda com a presença de Sônia Casimiro, gerente de Educação; Maranei Rohers Penha, gerente de Projetos Especiais (GPE/Seduc); Moacir José da Silva, subgerente de Apoio, Controle e Avaliação (Gaca/Seduc); Marcos Meirelles, representante de Ensino de Porto Velho e Maria Aparecida Favaro, chefe de equipe de avaliação PAVE/GACA.
Foi criada pelo Governo Federal, de acordo com o Plano de Metas – Compromisso Todos pela Educação – PDE. A iniciativa estabelece um conjunto de diretrizes para que União, Estados, Distrito Federal e Municípios, em regime de colaboração, conjuguem esforços em proveito da melhoria de qualidade da educação básica. É um instrumento de diagnóstico do nível de alfabetização das crianças com idade entre seis e oito anos, usado para que as redes de ensino possam contar com um mecanismo para melhor acompanhar a evolução de qualidade da alfabetização no ensino fundamental. Busca-se evitar o diagnóstico tardio dos déficits de letramento, principalmente nas áreas da leitura e escrita.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!