PORTO VELHO - Porque a avenida MIGRANTES não é “IMIGRANTES” e outros logradouros – Por Ruzel Costa

PORTO VELHO - Porque a avenida MIGRANTES não é “IMIGRANTES” e outros logradouros – Por Ruzel Costa

PORTO VELHO - Porque a avenida MIGRANTES não é “IMIGRANTES” e outros logradouros – Por Ruzel Costa

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Gostaria, ou melhor, gostaríamos de saber quais são os critérios ou como são denominados os logradouros e prédios públicos de nossa cidade por parte do legislativo ou executivo.
 
Denominar ruas, praças, bairros, prédios públicos é tão importante quanto registrar uma criança, pois será seu referencial, seu endereço, enfim.
 
Acredito que o mais justo seria prestar homenagem aos vultos que realmente contribuíram de alguma forma para o crescimento, desenvolvimento social, econômico ou cultural ou então denominações regionais e não referenciar ou homenagear desconhecidos ou até mesmo ditadores que nada contribuíram com nossa história. Por incrível que pareça existe uma rua com o nome de Anastácio Somoza, no Conjunto Cohab zona sul de Porto Velho, CEP 76807-824, personagem que foi o maior ditador e matador da Nicarágua, permaneceu no poder por décadas. Lógico que seus moradores mereciam nome melhor.
 
Outro “ilustre” desconhecido dá nome a uma das principais vias localizada no centro da cidade, o problemático rapaz Rogério Weber morto em junho de 1970 em decorrência de acidente de moto na então rua Norte-Sul, antes denominada Major Guapindaia. É uma homenagem não ao playboy gaúcho e sim ao seu pai Carlos Aluysio Weber também gaúcho, que foi primeiro comandante do 5º Batalhão de Engenharia e Construção – 5º BEC. Um fato interessante nessa rua é de uma escola que já mudou de denominação três vezes. Quando cheguei a Porto Velho a Escola chamava-se Marechal Mallet, em homenagem ao militar francês Patrono da Artilharia do Exército Brasileiro depois passou a Vilagran Cabrita, homenageando o militar nascido na República da Cisplatina, atual Uruguai, Patrono da Arma de Engenharia e finalmente mudou para Carlos Aluysio Weber, o bom é que ficou tudo em família.  
 
Uma das correções que gostaria de fazer, refere-se à rua denominada Fernandez Rivero, homenagem ao portovelhense, que foi engenheiro mecânico da Centrais Elétricas de Rondônia – CERON,  localizada no bairro Agenor de Carvalho, Cep 76820-286 e não Fernando Rivero como aparece..

 Um dos maiores equívocos referente às vias de Porto Velho, esta na denominação da Avenida dos Imigrantes, nome que aparece na lista telefônica, mapas da cidade, propagandas, etc, cujo nome correto é Avenida dos MIGRANTES, projeto lei aprovado em 1984, sendo o autor o vereador João Paulo das Virgens Lima e sancionada pelo Prefeito Sebastião Valladares. VEJA ABAIXO:

  

Fac-Símile do P.L. que denominou avenida Costa e Silva como do MIGRANTES.

Recentemente, outra importante e tradicional via da capital a Avenida Rio Madeira teve sua denominação modificada para Prefeito Chiquilito Erse. Nada contra o nome, pelo contrário, o amazonense Francisco Chiquilito Erse foi um importante e carismático político do estado, merecedor de todas as honrarias, mas trocar o nome de uma rua tão conhecida pode causar danos e complicações aos seus moradores e comerciantes, tanto que a via pública continua sendo chamada de Rio Madeira.
 
Paira uma dúvida sobre a rua Abunã ou Joaquim Araújo Lima? Em 1971 a via passa a se chamar Engenheiro Joaquim Araújo Lima, em homenagem ao baiano ex-governador do Território Federal do Guaporé e autor do Hino de Rondônia, mas, em maio de 1999 a via volta a denominar-se Abunã.
 
Muitos projetos alterando  denominações das vias públicas foram aprovados e vários  nomes foram substituídos, esquecidos, como por exemplo: do ex-vereador e presidente da Câmara Municipal de Porto Velho, nascido em Guajará-Mirim Joventino Ferreira Filho, do médico paulista Lourenço Pereira Lima, do comerciante amazonense Amorilo Gomes Amora de tradicional família e vários outros.
 
Tomara que na atual legislatura e no executivo não ocorram mudanças de denominações principalmente nas vias públicas, sem consulta aos moradores que são os maiores interessados.
 

Professor Ruzel Costa Leciona no Colégio Objetivo, Faculdade Faro, Escola Paulo Leal e Sebastiana Lima de Oliveira. - ruzelcosta@hotmail.com

 

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS