(Tácito e sua mania de criticar sem olhar os erros do PT)– Alan Alex
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Críticas
O presidente do Partido dos Trabalhadores de Rondônia, Tácito Pereira, criticou, em nota enviada a imprensa, o governador Ivo Cassol devido a proposta de reajuste apresentada aos servidores públicos. O governo pretende conceder 2 por cento e os sindicalistas querem 18. O petista esqueceu de falar sobre o reajuste que o Governo Federal, comandado por seu partido, concede 1% para diversas categorias, entre elas os professores universitários.
Críticas II
Tácito também criticou a Assembléia Legislativa, que segundo ele, fezuma campanha de marketing milionária sobre a devolução de recursos ao Executivo mas não fiscaliza os gastos do Governo e completou, “Embora a sociedade não esteja convencida da veracidade dessa devolução, seria muito importante que os Deputados Estaduais economizassem mais recursos este ano e o Estado pudesse atender os servidores públicos”.
Críticas III
O presidente do PT só não lembrou que seu partido conta atualmente com três deputados estaduais que também não se manifestam sobre absolutamente nada que ele crê, esteja errado.
Crise
A saúde em Guajará Mirim vem passando por uma crise e está praticamente na UTI. Esta semana o governador Ivo Cassol esteve reunido com o prefeito Atalíbio Pegorini e se comprometeu a ajudar o município. Até medicamentos chineses contrabandeados foram encontrados pelo Cremero no Hospital Regional da cidade.
Exposição
Neste sábado, 25, acontece a cavalgada de abertura da 26º Exposição Agroindustrial de Ariquemes, Expoari e a abertura oficial começa às 19 horas, com solenidade que deverá reunir diversas autoridades de Rondônia. A feira de Ariquemes é uma das maiores do Estado com um parque de 45 hectares e uma estrutura de concreto armado.
Exposição II
Na abertura da Expoari (25) se apresenta a dupla sertaneja João Neto e Frederico. Na quarta noite de festa (28) é o grupo Tchê Garotos que anima o público, que não vai pagar ingresso, por causa de uma parceria entre a Associação de Pecuaristas de Ariquemes, Prefeitura e Câmara de Vereadores. A dupla Hugo Pena e Gabriel também está confirmada (30). A banda Paralamas do Sucesso encerra a temporada de shows deste ano (01/08). Outro atrativo da Expoari são os sorteios. O visitante que for ao parque de exposição também vai concorrer a diversos prêmios, entre eles quatro caminhonetes, R$ 10 mil e um veículo popular.
Exposição III
Os organizadores do evento esperam receber mais de 250 expositores, movimentando a economia regional. A expectativa é de que mais de R$ 20 milhões sejam movimentados em financiamentos. Para suportar esta demanda, os bancos da Amazônia e do Brasil estão montando, por mais um ano, agências itinerantes dentro do parque de exposição, para atender os clientes.
Números
Área total do parque de exposição - 45 hectares, 3 pavilhões para exposição de bovinos, totalizando 188 argolas; 1 pavilhão para exposição de ovinos; 1 pavilhão para exposição de gado leiteiro; 1 pavilhão para exposição de equinos, 20 baias; Tathersal de leilões, contendo em anexo um curral de 2,2 mil metros quadrados, com 68 divisões; 1 pavilhão para expositores do Sebrae com 2 mil metros quadrados; Praça de alimentação com 100 pontos comerciais; Estacionamento para 5 mil veículos; Estimativa de público nas nove noites de festa é de 300 mil visitantes; Arena de shows com área de 1 mil metro quadrado; Arquibancada em concreto armado; 60 camarotes com capacidade para 25 pessoas cada um; Pista de provas equestres; Pista de motocross; Área do parque de diversão de 6 mil metros quadrados.
Boicote
A norte-americana Nike não vai mais usar em seus tênis couro de gado criado na Amazônia. Engajada na questão do desmatamento da floresta tropical, a empresa deu ontem um prazo a seus fornecedores, julho de 2010, para que atestem por escrito que o couro não tem origem na região, informa O Globo. E dá uma canja: se ficar comprovado que o material não provocou desmatamento algum, ela pode retomar a compra. Politicamente correto demais? Pelo jeito, não. As empresas que têm algum contato com a Amazônia podem começar a ficar atentas, porque a tendência é, cada vez mais, preservar a floresta. Também na quarta-feira, o BNDES anunciou uma série de medidas para que os financiamentos do banco a agropecuaristas não colaborem com a degradação ambiental. A principal delas é a obrigatoriedade dos frigoríficos de rastrear os rebanhos a partir de 2012 - se quiserem ter acesso aos créditos oferecidos pelo banco.
Naufrágio
O proprietário e o comandante do barco Karolina do Norte, Edson Carvalho de Souza Júnior e Manoel Benício da Rocha, foram indiciados pela Polícia Civil do Amazonas. Na última terça-feria (21), a embarcação virou com 185 pessoas a bordo, no momento em que era rebocada para manutenção no leme. Os dois homens são acusados pelo crime de atentado contra segurança no transporte marítimo na forma qualificada, ou seja, com morte.
Livro
Nesta sexta-feira, 24, a presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, desembargadora Zelite Andrade Carneiro, fará uma noite de autógrafos do livro "Dançando na luz", em que 70% da renda obtida com a venda de exemplares será revertida para a implantação de um laboratório de informática na aldeia indígena Karitiana. Com início às 20h, o evento será realizado na Casablanca, que, através de uma parceria com o TJ RO, cedeu o espaço.
Candidatura
Carlos Magno, ex-prefeito de Ouro Preto do Oeste vai ser candidato a deputado federal nas próximas eleições. Carlão, como é conhecido, atualmente está comandando a Secretaria de Agricultura do Governo do Estado e com seu jeito manso, não está querendo muitos holofotes, “vou ficar quieto que eu ganho mais”, disse.
Salário
Restando ainda oito dias para terminar o mês de julho, o Governo do Estado realizará nesta sexta-feira (24) o pagamento de todos os servidores da Secretaria da Educação (Seduc). A confirmação foi dada pela diretora administrativo-Financeira da Seduc, Tanany Araly Barbeto. Este é o 79º mês consecutivo que o Governo de Rondônia paga aos servidores em dia e dentro do mês trabalhado. Valdir Raupp deve se roer de inveja.
Gripe suína
A Agência de Vigilância Sanitária em Rondônia (Agevisa) divulgou na tarde de quarta-feira (22), o primeiro caso de gripe suína registrado oficialmente no Estado. Desde os primeiros casos no Brasil, 08 suspeitas foram registradas em Rondônia e apenas uma confirmada. Todos os pacientes, inclusive o caso confirmado, foram curados e receberam alta médica. A propagação do vírus também não foi identificada. No momento não há nenhum caso suspeito nem paciente à espera de exames. O paciente de 21 anos que veio do Japão, chegou a Rondônia apresentando os sintomas da gripe suína. Foi atendido pela rede básica e há cerca de 15 dias encaminhado ao Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron). O jovem viajou junto com o pai, que também apresentou sintomas de gripe, porém depois de exames foi constatado que ele não portava a doença.
Gripe II
De acordo com o governo, no momento não há nenhum caso suspeito e nem pacientes a espera de resultados de exames. A Agevisa mantém todos os dados sobre a doença e contato direto com o Grupo Técnico da Influenza (GT-I). O grupo registra os casos nacionalmente. Se necessário o Laboratório Central de Rondônia (Lacen) está preparado para realizar coleta de material para exame. A vigilância em saúde estadual também mantém um serviço de registros e informações 24 horas, que podem ser obtidas pelo telefone 9979-0892.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!