Governador prestigia entrega de certificado profissionalizante a alunos especiais
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O auditório da Escola Major Guapindaia esteve em festa na noite desta terça-feira (14). O local foi o cenário escolhido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para a solenidade de entrega de certificados de qualificação profissional para pessoas com deficiência. O evento foi prestigiado por grande público, que ocupou todos os lugares do auditório.
Esta foi a formatura da primeira turma de qualificação profissional de alunos especiais
A Gerência de Educação ofereceu de 9 de março a 12 de junho deste ano os cursos de confecção de bijuterias, panificação, balconista empacotador com técnicas de vendas e informática básica, mecânica de bicicleta, encadernação e serigrafia e letrista. Por outro lado, a Gerência de Educação Profissional formou turmas nas áreas de biojóia/bijuteria e informática básica.
O governador Cassol observou a importância da formação daquele grupo de 160 alunos. “Pessoas ditas ‘normais’ reclamam de tudo na vida, enquanto vocês, alunos da educação especial, dão um exemplo de vida e de determinação, são realmente especiais”, disse Cassol. O governador informou ainda que 23.000 alunos já foram capacitados em Rondônia, com 70% dos recursos oriundos dos cofres do Estado. “Todos os anos assinamos convênio com a APAE e mantemos funcionários auxiliando em suas atividades”, informou o governador, que aconselhou ainda os alunos especiais a prestarem concursos, buscando uma vaga nos órgãos públicos. Como incentivo aos formandos, Cassol disse que o Estado poderá financiar aqueles que desejarem montar negócios na atividade que aprenderam no curso, com juros de 1% ao mês e, caso o pagamento das mensalidades seja feito sem atraso, a taxa cai para a 0,5%.
A professora Marli Cahulla, secretária Estadual da Educação, falou da importância do evento. “Tenho um filho especial, formado aqui na Escola Major Guapindaia no ano passado, que já concluiu o primeiro semestre do curso de direito. Vocês poderão seguir o mesmo caminho, buscando também uma formação superior”, profetizou a secretária. “O comprometimento do governador Cassol com a educação especial vem desde a época em que ele foi prefeito de Rolim de Moura e se intensificou como governante do Estado, beneficiando, de forma idêntica, a todas as instituições de Rondônia que atende a essa clientela especial. Minha luta também vem daqueles tempos, quando fui diretora do Centro Educacional de Rolim de Moura (CER), uma importante escola de ensino especial daquela cidade”, finalizou a secretária.
Por sua vez, o professor José Carlos Paim, gerente interino da Educação Profissional (Gepro) expôs seu orgulho pela certificação dos alunos especiais. “Conseguimos realizar o sonho de ver alunos com necessidades especiais qualificados para buscar uma vaga no mercado de trabalho, onde 70% dos nossos estudantes estão exercendo as mais diversas atividades”, disse o gerente interino. “Temos um governador e uma secretaria de Educação que sempre dão apoio a Educação Especial e profissionalizante”, enfatizou a gerente de educação Sônia Casimiro. A Assembléia Legislativa foi representada no evento pelo deputado Euclides Maciel, que aproveitou a oportunidade para reafirmar seu apoio ao governo Cassol. Ele disse ainda que “a secretária Marli Cahulla inovou na condução da Seduc ao adotar a postura de visitar escolas e representações de ensino dos quatro cantos do Estado, ouvindo as reivindicações da comunidade escolar”. O parlamentar encerrou sua fala solicitando ao governador cadeiras de rodas especiais para a prática de basquetebol, para atletas cadeirantes de todas as cidades do Estado.
O evento contou ainda com a presença de Irany Freire Bento, coordenadora administrativa pedagógica, Marcos Meirelles, representante de Ensino de Porto Velho, Zilka Moraes, presidente da APAE, Sílvia Regina, diretora da Escola Estadual de Educação Especial Abnael Machado de Lima (Cene) e Eliane Raquel Cordovil, diretora da Escola Major Guapindaia.
A parte artístico-cultural do evento ficou por conta da aluna Luzia Souza dos Santos recitando o poema “Para você que posso chamar de normal”, do professor Paim interpretando a música mensagem “Conquistando o Impossível” (Campeão) e dos alunos do Cene fazendo uma bonita apresentação folclórica do “Boitatá”. Toda a cerimônia foi traduzida para a Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) por Elielza Reis da Silva e Aldelina Basques Borba Rabello, coordenadoras do Centro de Apoio aos Surdos (Cãs).
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!