Como parte do conjunto de políticas públicas voltadas à melhoria da qualidade do ensino, o Governo do Estado realizou na manhã desta terça-feira (3), no Rondon Palace Hotel, em Porto Velho, solenidade especial de conclusão da 1ª turma de Especialização em Gestão Escolar, na modalidade à distância, que teve início em 6 de junho de 2008 com a participação de 400 diretores e vice-diretores das redes públicas de ensino estadual e municipal. O evento, fruto de uma parceria do Ministério da Educação (MEC), Universidade Federal de Rondônia (Unir) e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), teve por objetivo formar, em nível de especialização, dirigentes da educação básica da escola pública e contribuir com a qualificação da gestão escolar na perspectiva da gestão democrática, da efetivação do direito à educação com qualidade social, bem como oferecendo perspectivas de análise para que os gestores escolares compreendessem os contextos históricos, sociais, culturais, organizacionais e de si próprios como profissionais.
Ao representar a secretária Marli Cahulla, a coordenadora Pedagógica da Seduc, Irany Freire, destacou a importância do curso para cada participante, em especial para os estudantes que são os maiores beneficiados, e fez menção especial aos trabalhos de conclusão expostos em banner contemplando temas diversificados, entre os quais “A Família e a Escola: uma relação mútua”, que se identifica com a política educacional do governo estadual que, por meio da Seduc, tem convocado os pais a se integrarem mais às escolas como forma de acompanhar o processo ensino aprendizagem dos filhos. A pesquisa desenvolvida pelas cursistas Ivanir dos Santos e Izabel Hayden concluiu que o envolvimento da família estreitou as relações, melhorando o nível de aprendizagem e despertando em todos o sentimento que a escola pertence à comunidade e que todos são responsáveis por ela. “O projeto incentivou a escola, que aos poucos está mais aberta, a definir prioridades para enfrentar os desafios. As famílias estão mais fortalecidas, participando das atividades e os alunos melhoraram o rendimento, enquanto a evasão escolar praticamente acabou”, relataram, completando que o mais importante é que a equipe está consciente de que o sucesso das ações é resultado do esforço comum e pode ser comemorado por todos.
“Sem dúvida esses trabalhos são uma grande contribuição para o ensino consolidado pelo curso e quem ganha são os alunos e a comunidade como um todo”, disse Irany, acrescentando que gestar é evoluir uma vida e que neste caso todos estavam evoluindo em prol da melhoria da educação. Ela concluiu lamentando o fato de apenas 230 dos 400 inscritos terem conseguido chegar à reta final.
Como parte da grade curricular da especialização, a Seduc disponibilizou um espaço de 15 megas para cada escola da rede estadual alojar seus dados e garantir a publicação de todo material produzido para que qualquer pessoa possa visualizar o conteúdo na internet. O acesso será feito pelo endereço eletrônico: http://www.seduc.ro.gov.br/2008/nome da escola.
Ainda como parte do evento, foram entregues placas em homenagem aos representantes de cada instituição envolvida com o curso, enquanto o grupo de carimbó Pérola do Pará fez apresentação especial.