Proposta das quadrilhas do fim de semana no Flor do Maracujá homenageia cultura nordestina

Proposta das quadrilhas do fim de semana no Flor do Maracujá homenageia cultura nordestina

Proposta das quadrilhas do fim de semana no Flor do Maracujá homenageia cultura nordestina

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O fim de semana foi agitado no espaço do Arraial Flor do Maracujá. O público lotou as arquibancadas todos os dias para assistir a apresentação das quadrilhas: Rosas de Ouro Mirim, Matutos da Cidade Grande adulta e Girassol das Três Marias, adulta, no sábado; e no domingo as quadrinhas: A Roça é Nossa, mirim e adulta, Nova Estação, adulta, e Cabuletê, adulta.
 
No domingo o secretário da Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer (Secel) Jucélis Freitas, recebeu o governador Ivo Cassol, a primeira dama Ivone Cassol e o senador Expedito Júnior que assistiram a apresentação de todas as quadrilhas. “Esta é uma festa que o povo de Porto Velho faz com o coração. Mesmo sem dinheiro todos os anos eles estão aqui com lindas apresentações para mostrar o valor do folclore rondoniense. Por isso, desde 2003, o Governo do Estado investe todos os anos para tornar essa festa ainda mais bonita e dar condições para os grupos melhorarem suas apresentações”, destacou Ivo Cassol, que também reforçou seu desejo de construir um espaço definitivo para a festa. “Já temos o projeto e parte dos recursos para a construção de um complexo onde vai ficar o novo estádio, o espaço para as apresentações do Flor do Maracujá e do carnaval e também um centro de convenções. Mas precisamos de um terreno e a área do Ministério da Defesa, que fica entre a Lauro Sodré e a Jorge Teixeira, seria ideal. Estamos lutando para que o Governo Federal libere aquela área que não é utilizada para nada”.
 
Apresentações
 
A quadrilha “A Roça é Nossa” mirim, do bairro Esperança da Comunidade, levou para o curral as “Histórias do Sítio do Pica Pau Amarelo” e todos os seus personagens. O grande momento da noite foi a apresentação de bonecas da Emília que saíram de caixas-surpresas.
 
A Roça é Nossa, adulta, resgatou a cultura nordestina com a representação da “Feira de Mangaio”, um tradicional espaço de Caruaru, município de Pernambuco. Com barracas espalhadas pelo curral decoradas com peças de artesanato, roupas, frutas e objetos tipicamente nordestinos a quadrilha dançou o São João.
 
Com o tema “Festa no sertão em noite de São João” a quadrilha adulta Nova Estação, do bairro Caladinho, também lembrou as influências nordestinas. Destaque para as bandeirinhas que decoraram os figurinos e acessórios dos brincantes.
 

A Cabuletê, do bairro Tucumanzal, foi o último grupo a se apresentar com o tema “A festa do povo para o povo”. A intenção foi representar o público do Arraial Flor do Maracujá através de seus brincantes e resgatar alguns passos das quadrilhas tradicionais, como o túnel e a maresia.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS