O Programa de Formação Continuada Mídias na Educação teve início nesta segunda-feira (22), com término para a sexta-feira (26). Trata-se de um programa modular, à distância, que prima por levar conhecimentos das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC’s), para uso pedagógico, promovendo uma visão ampla, articulada, fundamentada das diferentes mídias, com destaque para TV e vídeo, Informática, Rádio e Material Impresso. Nesta quarta-feira (24) haverá solenidade oficial de abertura do momento presencial de Porto Velho, a partir das 8h30, no auditório da Universidade Federal de Rondônia, com a presença de 100 cursistas.
O curso conta com estrutura de três ciclos: no Básico, o participante tem uma carga horária de 120 horas, obtendo a certificação de extensão; no Intermediário, a duração é de 180 horas e a certificação é de aperfeiçoamento; já no ciclo Avançado, com 360 horas de duração, a certificação é de especialização. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Educação à Distância do Ministério da Educação (SEED/MEC), Fundação Universidade de Rondônia (UNIR), Secretaria de Estado da Educação (Seduc/RO) e a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/RO).
O público alvo é formado por professores das redes públicas de ensino. Eles devem ter conhecimento e domínio do computador (editor de texto e navegação na Internet), ter concluído curso superior ou estar cursando o último período, lecionar em escola pública, atuar na Educação Básica, como professor do Ensino Fundamental e Médio. O programa é dirigido ainda ao coordenador pedagógico, gestor, coordenador do Laboratório de Informática Educacional (LIE) e também ao professor de telessala.
Em 2005 o programa estreou em Rondônia como experiência piloto, contemplando 20 professores, dos municípios de Ariquemes, Ji-Paraná, Porto Velho, Rolim de Moura e Vilhena. Em 2006/2007, houve a primeira oferta do curso, não mais como projeto piloto, e sim de forma efetiva, quando 200 professores estaduais, municipais e federais de 19 municípios concluíram o Ciclo Básico. Em 2007/2008, na segunda oferta do curso, o número de participantes chegou a 277 no Ciclo Básico e 141 no Intermediário, sendo beneficiados 44 municípios. Um salto enorme no número de interessados é verificado neste programa de 2009. Esta terceira oferta do curso atende a 611 professores no Ciclo Básico; 161 no Ciclo Intermediário e – como novidade – apresenta a oferta da Primeira Edição do Ciclo Avançado, com atendimento a 103 professores que farão o curso de especialização em 360 horas. Nesta edição do programa estão sendo atendidos os 52 municípios do Estado de Rondônia.
Na busca de uma formação continuada de qualidade, o curso conta com 19 professores tutores atuando nos pólos de Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal, Pimenta Bueno, Rolim de Moura e Vilhena, locais onde haverá encontros presenciais, de 22 a 27 de junho. Os tutores são professores capacitados que promovem encontros presenciais, oficinas, orientação, acompanhamento e avaliação das atividades próprias de cada módulo e ciclo. Os encontros presenciais serão todos em Junho. Nos dias 22, 25 e 26 haverá encontro presencial em Ji-Paraná para o Ciclo Básico, enquanto que o Intermediário será nos dias 22 e 24. O encontro presencial do Ciclo Básico de Porto Velho será no dia 24 e do Intermediário nos dias 23 (Guajará-Mirim), 25 (Ariquemes), 26 em Porto Velho. No pólo de Ariquemes, a cidade sede tem encontro presencial do Ciclo Básico no dia 25, enquanto Jaru e Buritis ficam com os dias 23 e 24, respectivamente. Dia 24 será a vez de Rolim de Moura ter encontro presencial do Ciclo Básico. O mesmo ciclo tem encontro no pólo de Cacoal nos dias 24, 25 e 26 e, em Pimenta Bueno, em 26 e 27. O Pólo de Vilhena reservou os dias 25 e 26 para seu encontro presencial do Ciclo Básico e, por sua vez o Intermediário da cidade sede será realizado no dia 26, enquanto Colorado do Oeste desenvolverá as atividades presenciais no dia 24.
A Secretaria de Estado da Educação atua como agente de inovação tecnológica nos processos de ensino e aprendizagem, fomentando a incorporação de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) e das técnicas de educação à distância aos métodos didático-pedagógicos e formação continuada de professores, por meio da Gerência de Projetos Especiais (GPE).