Seduc leva Tecnologias da Informação aos educadores da rede pública de ensino

Seduc leva Tecnologias da Informação aos educadores da rede pública de ensino

Seduc leva Tecnologias da Informação aos educadores da rede pública de ensino

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Programa de Formação Continuada Mídias na Educação teve início nesta segunda-feira (22), com término para a sexta-feira (26). Trata-se de um programa modular, à distância, que prima por levar conhecimentos das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC’s), para uso pedagógico, promovendo uma visão ampla, articulada, fundamentada das diferentes mídias, com destaque para TV e vídeo, Informática, Rádio e Material Impresso. Nesta quarta-feira (24) haverá solenidade oficial de abertura do momento presencial de Porto Velho, a partir das 8h30, no auditório da Universidade Federal de Rondônia, com a presença de 100 cursistas.
 
O curso conta com estrutura de três ciclos: no Básico, o participante tem uma carga horária de 120 horas, obtendo a certificação de extensão; no Intermediário, a duração é de 180 horas e a certificação é de aperfeiçoamento; já no ciclo Avançado, com 360 horas de duração, a certificação é de especialização. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Educação à Distância do Ministério da Educação (SEED/MEC), Fundação Universidade de Rondônia (UNIR), Secretaria de Estado da Educação (Seduc/RO) e a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/RO).
 
O público alvo é formado por professores das redes públicas de ensino. Eles devem ter conhecimento e domínio do computador (editor de texto e navegação na Internet), ter concluído curso superior ou estar cursando o último período, lecionar em escola pública, atuar na Educação Básica, como professor do Ensino Fundamental e Médio. O programa é dirigido ainda ao coordenador pedagógico, gestor, coordenador do Laboratório de Informática Educacional (LIE) e também ao professor de telessala.
 
Em 2005 o programa estreou em Rondônia como experiência piloto, contemplando 20 professores, dos municípios de Ariquemes, Ji-Paraná, Porto Velho, Rolim de Moura e Vilhena. Em 2006/2007, houve a primeira oferta do curso, não mais como projeto piloto, e sim de forma efetiva, quando 200 professores estaduais, municipais e federais de 19 municípios concluíram o Ciclo Básico. Em 2007/2008, na segunda oferta do curso, o número de participantes chegou a 277 no Ciclo Básico e 141 no Intermediário, sendo beneficiados 44 municípios. Um salto enorme no número de interessados é verificado neste programa de 2009. Esta terceira oferta do curso atende a 611 professores no Ciclo Básico; 161 no Ciclo Intermediário e – como novidade – apresenta a oferta da Primeira Edição do Ciclo Avançado, com atendimento a 103 professores que farão o curso de especialização em 360 horas. Nesta edição do programa estão sendo atendidos os 52 municípios do Estado de Rondônia.   
 
Na busca de uma formação continuada de qualidade, o curso conta com 19 professores tutores atuando nos pólos de Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal, Pimenta Bueno, Rolim de Moura e Vilhena, locais onde haverá encontros presenciais, de 22 a 27 de junho. Os tutores são professores capacitados que promovem encontros presenciais, oficinas, orientação, acompanhamento e avaliação das atividades próprias de cada módulo e ciclo. Os encontros presenciais serão todos em Junho. Nos dias 22, 25 e 26 haverá encontro presencial em Ji-Paraná para o Ciclo Básico, enquanto que o Intermediário será nos dias 22 e 24. O encontro presencial do Ciclo Básico de Porto Velho será no dia 24 e do Intermediário nos dias 23 (Guajará-Mirim), 25 (Ariquemes), 26 em Porto Velho. No pólo de Ariquemes, a cidade sede tem encontro presencial do Ciclo Básico no dia 25, enquanto Jaru e Buritis ficam com os dias 23 e 24, respectivamente. Dia 24 será a vez de Rolim de Moura ter encontro presencial do Ciclo Básico. O mesmo ciclo tem encontro no pólo de Cacoal nos dias 24, 25 e 26 e, em Pimenta Bueno, em 26 e 27. O Pólo de Vilhena reservou os dias 25 e 26 para seu encontro presencial do Ciclo Básico e, por sua vez o Intermediário da cidade sede será realizado no dia 26, enquanto Colorado do Oeste desenvolverá as atividades presenciais no dia 24.
 
A Secretaria de Estado da Educação atua como agente de inovação tecnológica nos processos de ensino e aprendizagem, fomentando a incorporação de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) e das técnicas de educação à distância aos métodos didático-pedagógicos e formação continuada de professores, por meio da Gerência de Projetos Especiais (GPE).
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS