A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) participou da Audiência Pública, realizada na última semana, pela Comarca de Santa Luzia D’Oeste. A reunião aconteceu no Tribunal do Júri, e o objetivo foi estabelecer uma agenda comum entre os parceiros e compatibilizar as necessidades e as obrigações dos proprietários que possuem imóveis às margens do rio Bamburro. A iniciativa visa recuperar as margens do rio num trabalho conjunto entre a Sedam, Seagri, Sipam, Caerd, Prefeitura Municipal dentre outros.
A reunião de trabalho contou com a participação da coordenadora do Programa de Recuperação de Mata Ciliar do Estado, Kátia Regina Casula, e dos técnicos da Sedam de Alta Floresta e os parceiros deste novo trabalho de revitalização que são SIPAM, TCE, IBAMA e EMATER.
Durante a audiência, de acordo com Kátia Casula, foi elaborada uma agenda de compromissos onde aponta a responsabilidade de cada órgão no processo. O acordo será encaminhado para os gestores das respectivas pastas para análise, e posteriormente colocado em prática.
Sedam apóia projeto em Campo Novo
A cooperativa de garimpeiros de Campo Novo de Rondônia solicitou apoio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental e do Departamento Estadual de Obras (DEOSP), para revitalizar o leito do rio e as áreas próximas do local de trabalho dos garimpeiros.
A coordenadora do Programa Estadual de Recuperação de Mata Ciliar do Estado, Kátia Regina Casula, realizou uma palestra na escola Estadual 15 de Outubro na última semana para a comunidade local, onde aproximadamente 200 pessoas participaram do evento e constataram a participação e aceitação deste novo projeto de melhorias para a área degradada.
Depois da palestra, a equipe da Sedam visitou o garimpo de extração da cassiterita, para poder avaliar a parceria do Estado para recuperar o passivo ambiental da área.