Após Lei Seca, número de mortes em acidentes caiu 12%

Após Lei Seca, número de mortes em acidentes caiu 12%

Após Lei Seca, número de mortes em acidentes caiu 12%

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Prestes a completar um ano no dia 20, a Lei 11.705, conhecida como Lei Seca, ainda provoca dúvidas sobre sua eficácia. Um dos termômetros que afere os efeitos da punição mais severa aos motoristas embriagados são mortes de pacientes que chegam aos hospitais em decorrência de colisões e atropelamentos. Entre junho de 2008 e março de 2009, as unidades públicas do Brasil registraram queda de 12,4% nos casos em comparação a igual período anterior.

Nos dez primeiros meses de vigência da lei (março é o último tabulado) foram registradas 3.523 mortes em hospitais de ciclistas, pedestres, motoristas, motociclistas e ocupantes de veículos acidentados. No intervalo anterior correspondente - junho de 2007 a março de 2008 - foram 4.025 casos. A redução, porém, não foi homogênea no País. Em 11 Estados o fenômeno foi inverso. Rondônia, Ceará, Sergipe, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul são os exemplos de locais em que a redução de mortes foi mais acentuada. Em São Paulo, a baixa foi de 16,1%, também melhor do que a média nacional.

Os balanços das Polícias Rodoviária e Militar ainda não foram concluídos e só serão divulgados perto da data do primeiro aniversário da legislação. No entanto, um levantamento com base em informações do DataSus, banco do Ministério da Saúde abastecido mensalmente pelos municípios do País e que contabiliza as informações de hospitais públicos (excluídas mortes nos locais dos acidentes) revela que há falta de bafômetros em muitas regiões.

O Ministério da Justiça anunciou em outubro do ano passado a compra de 10 mil aparelhos que seriam divididos entre Polícias Rodoviárias Federal e estaduais, mas, passados nove meses, 895 chegaram aos órgãos.  Outros 800 já estão no ministério e devem ser repassados em breve, enquanto que o restante será dividido em lotes e entregue até o final do ano. Segundo o Ministério da Justiça, o atraso é consequência da falta de estoque de bafômetros no País.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS