Painel político (A mania de Tácito de meter o bedelho onde não é chamado)– Alan Alex
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Metendo o bedelho
Tácito Pereira é presidente estadual do Partido dos Trabalhadores. E só. Nunca ocupou cargo público, nunca foi eleito para outra coisa na vida a não ser presidente do PT com ajuda, e muita, da senadora Fátima Cleide. Ocorre que nos últimos tempos ele vem metendo o bedelho em assuntos oficiais, dando pitaco em praticamente tudo que acontece na política rondoniense. Tácito virou o porta-voz da prefeitura. Praticamente todos os dias ele sai em defesa do prefeito.
Estratégia errada
Mas o grande objetivo de Sobrinho utilizar Tácito é exatamente evitar o confronto. Como todos sabem, Roberto Sobrinho não se manifesta sobre nada. Não fala sobre nada (à exceção do Bolsa-Família) e não opina sobre nenhum assunto referente a sua administração. É a política do avestruz, vive com a cabeça enfiada em um buraco para ignorar o que passa a sua volta.
Desconhecimento de causa
Nesta sexta-feira cinzenta, a assessoria de imprensa do PT divulgou mais uma nota, em defesa do prefeito, onde Tácito tenta livrar a prefeitura da acusação, por parte do governo do Estado, de ser a responsável pelo caos na saúde pública. Tácito diz que “a prefeitura faz a parte dela”. Pois bem. Tácito Pereira, assim como todo o primeiro escalão da prefeitura (que ele não faz parte) possui plano de saúde. Nunca foi atendido em um posto de saúde do município. Aliás, eu acho também que ele nunca comprou um comprimido sequer na farmácia popular.
Falando nisso...
Além de ser presidente do PT, o que mais Tácito faz da vida mesmo?
Atentado estranho
Circula nos sites nesta sexta-feira a notícia de que um ônibus foi queimado e os principais suspeitos seriam os mototaxistas. A história está mal contada. Primeiro, porque os mototaxistas não têm motivos para queimar ônibus ou qualquer outro veículo e segundo porque o depoimento das testemunhas não bate.
Tem coelho nesse mato
Os mototaxistas já são uma realidade. Em qualquer esquina é possível encontrar pontos dos mesmo, até em frente ao shopping. A polícia não mais os perseguem, por isso eles não teriam motivo para cometer uma asneira dessas, até porque perderiam o apoio da população. Os principais interessados nessa situação seriam as próprias empresas de ônibus ou a prefeitura. Os primeiros para tentar jogar a população contra os mototaxis e o segundo para justificar a perseguição que se deu no início do movimento.
Atentado II
As testemunhas também se contradizem. Uma cobradora, que diz não querer revelar a identidade, afirmou que estava dentro do veículo, que estava parado no ponto final, quando dois homens entraram, sendo que um deles armado e começaram a derramar combustível pelo ônibus. Em seguida atearam fogo e quando a cobradora tentou sair eles impediram. Ela teria sido salva pelos demais motoristas que estavam do lado de fora do veículo. Eles teriam quebrado o vidro e resgatado a cobradora.
Atentado III
Já os motoristas dizem que os rapazes chegaram atirando em várias direções, invadiram o ônibus e atearam fogo, fugindo a pé, logo em seguida. Outras “testemunhas” que também preferem o anonimato teriam dito que “mototaxistas deram fuga aos bandidos”. Moradores disseram ter ouvido de um mototaxista a seguinte frase, “pronto, já pegou fogo”. Cabe a polícia investigar esse caso, mas como diziam antigamente, “cautela e galdo de galinha nunca fizeram mal a ninguém”.
Greve
O Judiciário interviu e a greve dos servidores da Saúde foi limitada. Eles precisam aumentar o efetivo nas unidades em 50%, sob pena de pagar uma multa diária de R$ 50 mil pelo descumprimento.
Greve II
A CUT distribuiu uma daquelas notas panfletárias acusando o Governo de não querer negociar com os grevistas. A nota diz ainda que o governo vai gastar mais em capacitar os novos contratados do que negociar o que os grevistas querem. Eles esqueceram de dizer que os emergenciais já estão capacitados, afinal para ser da área de saúde eles devem ser formados. Na verdade o governo vai trocar seis por meia dúzia. Mas é meia dúzia que está doida para trabalhar.
De Andreazza
Recebi o seguinte e-mail enviado pelo Xavier, ex-vereador de Guajará Mirim e que atualmente reside em Ministro Andreazza. É um desabafo sobre os problemas do município que eu publico na íntegra: “Realmente a cidade de Guajará Mirim passa por muitos problemas, em virtude da falta de capacidade e a passividade do prefeito atual...Recentemente, fiquei muito triste ao conversar com dois assessores do prefeito, que me disseram coisas impublicáveis sobre a administração...Mas também nao podemos crucificar o Atalíbio; ele não faz nada por não saber mesmo, mas as pessoas que o apoiaram igualmente participam da destruição do município, principalmente o deputado Miguel Sena, que, aliás, é um dos filhos mais ingratos de Guajará ( pra não dizer filho de outra coisa), como também o governador do estado...Eles estiveram em Guajará muitas vezes na campanha, dizendo que com a eleição de Atalíbio, tudo seria uma maravilha..A única coisa que vejo é um monte de parente do deputado ocupando cargos sem nenhuma formação e por isso deixam perder os programas...Quanto ao secretário de saúde, duvido que algo mude com a saída dele, pois o erro está justamente em quem manda e não em quem obedece...se ele tivesse autonomia, talvez já teria demitido o prefeito...Mas a falta de personalidade do prefeito pode ser evidenciada depois dessa entrevista do Sena na radio, onde ele deixa claro ser contra o secretario. Se o secretário cair, fica evidente que Atalíbio também não manda em nada...Mas minha tristeza também está no silêncio do meu ex-colega de Câmara , Hilter Videira, atual vice- prefeito...pergunto: será que ele era combativo só quando eu tomava a frente? PS.: Pode publicar meu nome se vc comentar minhas declarações , pois o anonimato me causa ojeriza...abração!!!”. Tá dado o recado.
Mistério
Se já não bastassem os problemas que a cidade de Guajará Mirim enfrenta, ontem pela manhã moradores de Guajará e Surpresa (distrito próximo) avistaram uma “bola de fogo” que cruzou o céu e caiu na região de Sagarana (perto de Surpresa). Equipes da Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros e Força Aérea Brasileira se dirigiram nesta sexta-feira em busca do misterioso objeto. Acreditam que tenha sido um avião de pequeno porte que tenha caído na região, o que não seria difícil, uma vez que o tráfego aéreo na área é intenso, principalmente de aeronaves de pequeno porte.
Por aqui
Pessoas próximas ao prefeito Roberto Sobrinho concordam que a administração do petista está indo de mal a pior. Confidenciaram que falta ânimo ao prefeito e que as criticas estão partindo de todos os lados. A principal discordância diz respeito a forma de trabalho de alguns secretários, que são extremamente burocratas e se recusam a sair de seus gabinetes para ver o que acontece nas ruas. Mas o exemplo vem de cima. O próprio prefeito não confere o andamento das obras.
Burocrata
Um dos secretários mais criticado é Marcelo Fernandes, titular da secretaria de Obras. De acordo com fontes, Marcelo trabalha apenas e tão somente no horário de expediente e sequer se dá ao trabalho de sair de seu gabinete para acompanhar os trabalhos em andamento. Também se recusa a ouvir conselhos de pessoas próximas. Tá explicado o desastre em que se encontra a cidade.
Muito barulho
A prisão do golpista Marcelo Nascimento Rocha em Ouro Preto gerou manchetes como “maior estelionatário do Brasil é preso em Rondônia”. Puro exagero. Ele nunca foi o maior estelionatário do país. É um coitado, que tenta ser o que não nunca será. E ainda é ruim de serviço, pois vive sendo preso. Golpista de verdade usa colarinho branco e quando vai preso ganha habeas corpus do STF, uma, duas, quantas vezes forem necessárias. O 171 de Ouro Preto vai é mofar no Urso Branco.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!