Ibama concede a UHE Jirau licença de instalação; obras são retomadas imediatamente

Ibama concede a UHE Jirau licença de instalação; obras são retomadas imediatamente

Ibama concede a UHE Jirau licença de instalação; obras são retomadas imediatamente

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 A Energia Sustentável do Brasil, concessionária da Usina Hidrelétrica Jirau, recebeu ontem à noite, 03/06, do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) a Licença de Instalação (LI) para a construção da hidrelétrica e imediatamente retomou as obras.

A licença autoriza a construção da usina propriamente dita, com o início das obras de implantação das duas casas de força, do vertedouro e do barramento do projeto, além da montagem dos equipamentos eletromecânicos e industriais previstos, tais como turbinas, geradores, transformadores, a construção de uma vila residencial e comercial, com ampla infraestrutura contendo escolas, postos de saúde e saneamento básico, entre outros benefícios, para os trabalhadores da obra e moradores de Mutum Paraná, além da linha de transmissão que transportará a energia gerada pela Usina Jirau.
As obras estavam suspensas desde 19 de maio, porque a licença provisória do Ibama havia expirado. Nenhum funcionário foi dispensado durante o período que as obras ficaram paralisadas. Nesse espaço de tempo, os trabalhadores participaram de treinamentos e de cursos de reciclagem profissional.
A Licença prevê a assinatura de acordos que já foram formalizados com a prefeitura e o estado e que permitirão melhorar a infraestrutura local. Os recursos disponibilizados pela Energia Sustentável serão destinados para melhorias em educação, saúde, segurança pública, habitação popular, infraestrutura e preservação ambiental, o que beneficiará diretamente a população e o meio ambiente da área de influêencia direta (AID) do empreendimento.
A emissão da LI nesse momento possibilitará também a antecipação do início de geração de energia em 2012. “O cronograma oficial será mantido e os trabalhos já foram replanejados. Com a retomada das obras haverá o incremento da contratação de trabalhadores. Aproximadamente 10 mil novos colaboradores devem ser contratados em breve, de acordo com a evolução as obras”, revela o diretor Institucional da Energia Sustentável, José Lucio de Arruda Gomes. Atualmente, 4.100 trabalhadores estão envolvidos nas obras. A estimativa é que até o final do ano se chegue a marca de 15 mil colaboradores contratados.
A licença autoriza, ainda, o início das ações do Projeto Básico Ambiental (PBA) do empreendimento, que abrange, ao todo, 29 programas socioambientais. No PBA consta o detalhamento de ações voltadas para a mudança das famílias, a reorganização das atividades comerciais, de turismo e lazer, geração de renda e fomento econômico, cuidados especiais com a flora e a fauna, estudos arqueológicos, climatógicos, de comunicação e educação ambiental, de qualidade da água, entre outros abrangendo diversos aspectos da dinâmica do ecosssistema local e do meio socioeconômico e produtivo da região beneficiada com a implantação da usina.
“O documento traz uma série de compromissos que a Energia Sustentável se responsabiliza por cumprir, tanto durante a construção da hidrelétrica, quanto após o término da obra”, enfatiza o diretor Institucional.
UHE Jirau
Considerada um dos mais importantes projetos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a Usina Jirau é uma das maiores obras de geração de energia já realizadas no Brasil. Quando entrar em operação total, a UHE Jirau terá a capacidade de gerar 3.450 megawatts de energia, o que é suficiente para abastecer 10 milhões de casas. A primeira das 46 turbinas geradoras de energia está prevista para começar a operar em 2012. A Energia Sustentável investirá, ao todo, R$ 10 bilhões na construção da Usina Hidrelétrica Jirau. O empreendimento é uma obra de utilidade pública. Com sua implantação, a expectativa é de que não falte mais energia elétrica no país, o que vai assegurar o crescimento industrial e o desenvolvimento regional e nacional.
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS