Estado capacita mais de 30 mil alunos para o mercado de trabalho

Estado capacita mais de 30 mil alunos para o mercado de trabalho

Estado capacita mais de 30 mil alunos para o mercado de trabalho

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A ampliação da oferta de cursos na Educação Profissional é mais um motivo de comemoração da Gerência de Educação Profissional da Secretaria de Estado da Educação (Gepro/Seduc), que nestes sete anos já disponibilizou mais de 30 mil estudantes para o mercado de trabalho, por meio de 35 cursos em diversas áreas. Para festejar os sete anos de efetiva atuação, a Gepro preparou, em nome do Governo do Estado de Rondônia, campanha publicitária com vários materiais para distribuição em todos os órgãos públicos de Porto Velho e do interior, além de conselhos de classe, empresas e sindicatos da indústria e comércio, com vistas ao maior aproveitamento da mão de obra capacitada paralelamente ao ensino regular.

O titular da Gepro, professor Carlos Paim, explicou que a educação profissional está lançando um folder estilizado, moderno, com informações precisas sobre os cursos ofertados nas escolas da rede estadual. “O material contém o número de alunos atendidos, as empresas parceiras, os avanços neste período, além de elencar todos os projetos desenvolvidos pela Gepro/Seduc”, disse Carlos Paim.

O professor lembrou que foi em 2003 que um novo cenário econômico e produtivo se estabeleceu em Rondônia com o desenvolvimento e emprego de tecnologias complexas, agregadas à produção e à prestação de serviços. “As empresas passaram a exigir, desde então, trabalhadores com níveis de educação e qualificação cada vez mais elevados. Assim, o Governo do Estado, ainda em 2003, inaugurou o órgão Gestor da Educação Profissional no Estado, onde hoje funciona a Gerência de Educação Profissional. Devido ao resultado do trabalho, a Educação Profissional, que era uma Subgerência, passou a ser Gerência de Educação Profissional no início de 2008”.

Antes do governo Cassol, conforme ressaltou Carlos Paim, a Subgerência não tinha prédio próprio, carros e contava com um orçamento apertado, o que limitava seus trabalhos. “Com a inauguração do prédio próprio, em fevereiro de 2003, a educação profissional no Estado passou a ser destaque e a fazer parte das Políticas Públicas Estaduais promovendo a qualificação e a requalificação do jovem trabalhador. A ampliação das vagas leva em consideração a realidade local e a vocação dos jovens, objetivando a dinamização da economia em todo o Estado. Só em 2009 mais de 8 mil jovens e adultos serão beneficiados, ultrapassando o número de mais de 30 mil alunos atendidos”.

O titular da Gepro reforçou que outro fato importante na história da educação profissional em Rondônia foi a conclusão das obras de reforma e ampliação do Centro Estadual de Educação Profissional Capitão Sílvio Gonçalves de Farias, em Ji-Paraná, repassado ao Governo Federal para instalação do Instituto Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Trata-se de mais uma obra valiosa, que irá compor o Projeto de Expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica em todo o País. “Sem dúvida o Governo de Rondônia tem importante participação nesse processo ao repassar o prédio moderno e equipado”, salientou Carlos Paim, observando que a secretária Marli Cahulla tem atuado de forma a atender com eficácia, juntamente com a equipe da Seduc, os objetivos da administração Cassol de garantir qualidade de ensino e também a inserção de milhares de jovens no mercado de trabalho, inclusive com a abertura do próprio negócio.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Como Jogar Fortune Tiger

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS