Famílias carentes em distritos da BR 364 são recadastradas

Famílias carentes em distritos da BR 364 são recadastradas

Famílias carentes em distritos da BR 364 são recadastradas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 Até o próximo dia 26 de maio, a Prefeitura de Porto Velho cumpre agenda de atendimento nos distritos ao longo da BR-364, com objetivo de recadastrar as famílias inscritas em programas sociais do Governo Federal, em parceria com o município. O trabalho feito por técnicos e assistentes sociais é acompanhado de perto pela secretária municipal de ação assistência social, Benedita Nascimento. A equipe trabalha em conjunto com servidores das Secretarias de Saúde (Semusa) e Educação (Semed).
 
Na segunda e terça-feira (18 e 19), o trabalho foi realizado nos distritos de Nova Califórnia e Extrema, divisa com o Acre. Nesta quarta (21), foram atendidas as famílias carentes que moram em Abunã. Nesta sexta e sábado (22 e 23) a equipe atende os moradores de Mutum-Paraná; no domingo (24) em União Bandeirantes e 25 e 26 (segunda e terça-feira da próxima semana) em Jaci-Paraná. A próxima agenda vai contemplar as comunidades ribeirinhas ao longo do Baixo Madeira, mas a data ainda não foi definida.
 
Além do recadastramento, as famílias participam de oficinas sobre violência sexual contra crianças e adolescentes. Profissionais da Semusa fazem o acompanhamento do peso, tamanho e condições de saúde das crianças e a equipe da Semed realiza monitoramento para acompanhar a freqüência escolar. São feitas ainda visitas domiciliares para avaliar as condições dos beneficiados através de levantamento socioeconômico e assistencial. O objetivo é comprovar se os inscritos no Bolsa Família se enquadram nos critérios exigidos pelo Governo Federal e se o dinheiro está tendo o destino para o qual foi proposto.
 
Outro programa social colocado à disposição dos moradores da capital e dos distritos é o BPC na Escola (Benefício da Prestação Continuada), destinado aos portadores de necessidades especiais com idade entre zero e 18 anos. Com o programa, a Prefeitura pretende identificar as barreiras de acesso e permanência dessas pessoas na escola, além de criar estratégias e elaborar políticas públicas que possam sanar o problema.
 
De acordo com Benedita Nascimento, somente nos dois primeiros dias foram feitos 700 atendimentos. “A Prefeitura está cumprindo com o seu papel de promover atendimento integral a essas famílias, oferecendo aos moradores dos distritos, todos os serviços e programas de assistência social disponíveis às pessoas que moram na capital”, disse. “A orientação do prefeito Roberto Sobrinho é para assegurarmos às famílias necessitadas, os direitos garantidos pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”, acrescentou.
 
Atualmente, cerca de 23 mil famílias são beneficiadas com o Programa Bolsa Família em Porto Velho. No geral, estão cadastradas 30 mil famílias, sendo que sete mil aguardam o benefício. De acordo com o perfil de cada uma, elas serão inseridas nos programas realizados em parceria com o Governo Federal. “Recentemente o município foi contemplado com mais 5.447 novos benefícios. Desse total, boa parte é de famílias que moram nos distritos” concluiu a titular da Semas.
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS