Na manhã dessa quinta-feira (21) cerca de 120 famílias foram despejadas do Lote 318, localizado na rua Benedito Inocêncio, bairro Lagoinha, zona Leste de Porto Velho, após determinação judicial de reintegração de posse. A ação foi determinada em juízo apontando que o determinado lote pertence a empresa Embrascom. O oficial de Justiça, Jesus Edgar, apresentou a liminar ao lider comunitário, que representava as famílias do local, José Alves.
Quatro viaturas da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e um trator, do tipo Patrola, estavam no local, para dar suporte e acompanhar a determinação judicial de reintegração de posse.
Houve momentos de tensão no local quando os moradores, revoltados com a situação, alegavam que não iriam sair do lote em vista de que o referido terreno, segundo alegação deles, não pertencia a Embrascom, mas a um senhor identificado como José de Pádua, tendo inclusive documentos comprobatórios confirmando a legítima propriedade.
O oficial de Justiça disse que as famílias foram notificadas na última segunda-feira (18) de que teriam o prazo de 72 horas para deixar o referido lote, porém de acordo com José Alves, com a posse de documentos que comprovam que o terreno não é da Embrascom, as famílias permaneceram no local.
O impasse foi criado por que as famílias não concordaram com o despejo. O advogado que representa essas famílias já entrou com recurso para tentar suspender a liminar de reintegração, porém o oficial de justiça teve que fazer valer o que foi determinado em Juízo e em conversa com a liderança das famílias, foi chegado a um acordo. As famílias se retiram do lote, evitando o conflito e ficarão no aguardo do posicionamento da Justiça quanto ao recurso pedido pelo advogado dos moradores.
José Alves disse a reportagem do Rondoniaovivo.com que as famílias se retirarão das casas que se encontram dentro do lote, muitas delas ficarão em casa de parentes. Foi formada uma comissão entre os moradores para guardar e proteger os objetos que ficarão dispostos nas proximidades, pelo até sair à sentença da Justiça quanto situação do lote.
CASO ENCERRADO
No final desta manhã o líder do movimento, José Alves, informou a redação que por ordem judicial as famílias devem continua nos lotes 208 e 318, pois somente as famílias que ficam próximo da rua Benedito Inocêncio foram retiradas.
CONFIRA FOTOS:
|
Famílias são despejadas do lote onde se encontravam
|
|
Momento de tensão entre oficial de Justiça e os moradores do lote
|
|
Do lado esquerdo o líder comunitário, José Alves, do outro lado o oficial de Justiça, Jesus Edgar
|
|
Momento em que oficial de Justiça argumenta com representante das famílias
|
|
Invasão na zona Leste de Porto Velho
|