Um produto natural, com séculos de paixão, o vinho é obtido exclusivamente a partir da fermentação alcoólica total ou parcial de uvas frescas. A produção de vinhos é ao mesmo tempo uma arte e uma ciência. Surgiram muitos estilos, em resultado dos diferentes métodos de vinicultura e poucos vinhateiros. Todo o vinho é único. O solo, clima, geologia e o estilo de produção são fatores decisivos que atribuem um caráter único a cada especiaria.
O descendente de origem italiana, Lourenço Miliorini, 70 anos, herdou dos pais o dom na produção de vinho. O vinhateiro, que veio do Paraná no ano de 1986 para Cacoal, apresenta seus talentos e a diversidade de frutas que são transformadas em vinho natural. Com bastante simplicidade, Lourenço afirma que tudo o que aprendeu foi dom de Deus. “Aprendi tudo com meus pais. Com a experiência do dia-a-dia fui incrementando novas frutas na produção de vinho” enfatiza.
Produção
No ano de 1993, após perder centenas de litros de vinhos com suas experiências, seu Lourenço assimilou a finura e a doçura das frutas. Desde então, aprendeu a produzir vinhos de diversos sabores. Como exemplo, destaca-se o vinho de jabuticaba, acerola, araçá, caju, gengibre (vinho medicinal, usado ao combate a dor de coluna, bronquite, hemorragia e distorção) e o vinho tradicional de uva, feito desde sua infância com seus pais.
As experiências, segundo Lourenço, fez com que mais de 750 litros de vinhos azedassem. Alguns vinhos ficaram com gosto de pipoca, outros ficaram muito ácidos e outros azedaram. Agora, com a eminência de regressar ao Estado do Paraná, para ficar próximo de seus filhos, Lourenço pretende repassar os conhecimentos adquiridos aos filhos, sobrinhos para dar continuidade ao dom que recebera de Deus.
Comercialização
Os deliciosos vinhos, do senhor Lourenço, são encontrados na Avenida Sergipe, 672, Brizon, próximo a rodoviária interestadual. Os preços variam entre R$ 10 a 25,00. Quem se interessar em adquirir os vinhos, entre em contato através do telefone: 3441-9381. A receita de sua produção fica guardada a sete chaves.