Polícia Militar propõe nova parceria com a Seduc para trabalhar com jovens
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Trata-se do programa “Jovens Construindo a Cidadania” (JCC), originário nos Estados Unidos, funcionando com sucesso no Estado de São Paulo, de onde Major Holanda importou a idéia de Bauru, cidade em que o JCC é considerado um dos mais bem sucedidos do mundo. O Major Holanda veio acompanhado dos Soldados PM Sandro Lessa e Max Fernandes, ambos instrutores do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). Da reunião também participaram a professora Irany Bento Freire, coordenadora administrativa pedagógica e Angélica Viriato Ortiz, técnica do mesmo setor; Maria de Fátima Rodrigues, gerente de apoio, controle e avaliação (Gaca), sua subgerente Nilda Aparecida da Silva e Marta Cordeiro, chefe de equipe do Programa da Saúde Escolar, também da Gaca; e professor José Carlos Paim, assessor especial do Gabinete/Seduc.
Com a ilustração de vídeos, o major Holanda, coordenador Estadual do Proerd/JCC, demonstrou o grande leque de ações desenvolvidas pelo Proerd em todo o Estado de Rondônia, aproveitando a oportunidade para apresentar aos educadores o novo programa (JCC), dirigido aos jovens em idade escolar.
JCC
O programa “Jovens Construindo a Cidadania”, como o nome sugere, é uma organização liderada por jovens que representam a escola e a comunidade. Nas palavras do major Holanda “é uma turma portadora de idéias positivas, com capacidade de mudar (para melhor) o clima no ambiente escolar, apresentando-se como a antítese da maioria das turmas e gangues”. É uma força que trabalha para que nas escolas não haja crimes, drogas, nem violência, ensinando valores positivos, cidadania e elevando a auto-estima do jovem, mostrando que cada um pode fazer a diferença.
Como ferramentas de trabalho, os jovens produzirão relatórios de eventuais crimes e comunicações; patrulha de jovens, educação para a prevenção de crimes, drogas e violência; segurança no ônibus, atuando ainda na resolução e mediação de conflitos, ensinando colegas de diversas idades, projetos de ação e escolinha de ciclismo. “É ótimo que estejamos em fase de implantação deste programa em Rondônia, que certamente se dará ainda neste ano e contribuirá para um ambiente escolar agradável e uma sociedade mais consciente”, observou a professora Maria de Fátima Rodrigues, gerente Gaca/Seduc.
De acordo com o major Holanda, o JCC é uma alternativa para complementar as ações do Proerd. Por ser um programa aberto e permanente, com participação de civis, amigos da escola e pessoas preocupadas com a comunidade, o JCC poderá acolher outras ações desenvolvidas pela comunidade escolar. Educação para o trânsito e ambiental; combate a abusos e violência são iniciativas que se casam perfeitamente com o novo programa. Enquanto o Proerd é aplicado em sala de aula por um policial fardado, com duração previamente estabelecida, o JCC é desenvolvido de forma permanente, com a escolha de dois líderes por sala de aula que atuarão como multiplicadores dos ideais do programa. Ainda de acordo com o major PM, os índices de criminalidade diminuíram drasticamente nas escolas das cidades paulistas onde o programa foi implantado.
“O kit do programa, com bonés e coletes, como também o apoio aos professores para o JCC, kit didático e espaço escolar com ambiente propício ao desenvolvimento das ações, comporão a parceria com a Seduc a esta importante iniciativa, que não trabalha em cima de um único problema do jovem, mas procura englobar todas as necessidades, oferecendo, além de segurança, noções de cidadania que vão ajudar os jovens por toda a vida” – explicou o professor José Carlos Paim, assessor especial Gab/Seduc. Da mesma forma como ocorre com o Proerd, o JCC será executado numa parceria da Seduc e Polícia Militar de Rondônia.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!