O dia “D” da 10ª Campanha Nacional de Vacinação do Idoso no sábado, 25, não teve um resultado satisfatório na capital. Apenas 5.033 idosos foram vacinados. Isso representa cerca de 22,09% da meta de vacinação prevista pelo Ministério da Saúde. Em Porto Velho a campanha foi realizada pela prefeitura municipal, através da secretaria municipal de Saúde (Semusa).
A Divisão de Imunização da Semusa colocou 60 postos fixos de vacinação em toda a cidade, entre as unidades de saúde, igrejas, escolas, associações de bairros, além de duas equipes volantes, para vacinar os idosos que não tivessem condições de locomoção. Mesmo assim foram poucos os interessados.
A solenidade de abertura foi realizada no Centro de Saúde Maurício Bustani e contou com a presença do vice-prefeito Emerson Castro, do secretário municipal adjunto da Saúde, Luis Eduardo Maiorquim, da chefe da Divisão de Imunização, Goreth Marinho da Semusa, Goreth Marinho, da coordenadora Estadual do Programa Nacional de Imunizações, Alba Miranda e de vários técnicos e servidores da saúde municipal.
O objetivo da campanha de vacinação para os idosos em todo o Pais é reduzir a mortalidade de pessoas com 60 anos ou mais, por causa da gripe influenza e suas complicações. A Vacina contra gripe tem uma eficácia de 70 a 90% e também previne doenças como Tétano, Febre Amarela e Infecções Pneumocócicas.
A meta da Semusa este ano é vacinar 21.939 idosos, por isso até 08 de maio, a vacina poderá ser feita de segunda a sexta feira em todas as Unidades Básicas de Saúde, no horário das 08:00 às 17:30h. “Nós estamos agora apelando para o bom senso das pessoas, principalmente aquelas que tenham a responsabilidade sobre os idosos que não podem se locomover, que levem seus pais, mães, avós e todos os idosos para tomarem a vacina. Esta é a única atitude que esperamos das pessoas que ainda não se vacinaram, para cumprirmos nossa meta de vacinação na capital”, alerta a chefe da Divisão de Imunização, Goreth Marinho.