Tribunal de Justiça implanta rede metropolitana por fibra ótica em Porto Velho
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Velocidade proporcionada aos usuários é a principal vantagem da "TJ RO METRO"
O Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, por meio do Setor de Engenharia (Senge) e Coordenadoria de Informática (Coinf) implantou, em fase experimental, na última terça-feira (14/04/09), a rede metropolitana por meio de fibra óptica, também denomidada como "TJ RO - METRO", que converge do edifício-sede do Tribunal, interligando todas as unidades pertencentes ao Poder Judiciário Estadual na Capital. Foram contemplados com o novo projeto o Anexo Administrativo (Lauro Sodré), Juizado Especial Cível e Criminal da Amazonas, Complexo Judiciário, Fórum Criminal, Apoio Logístico (BR 364), Fórum Cível (Nações Unidas) e o CEIA.
De acordo com o analista de sistema, Jackson Alves Saraiva, da Coinf - Disut, devido a proximidade, a rede metropolitana irá também englobar o 4º Juizado Especial Cível do Shopping Cidadão, Vara de Execução Fiscal Estadual e a Vara de Execução Fiscal Municipal. "Estamos trabalhando nesse projeto há mais de três anos e somente agora, graças ao apoio incondicional da administração máxima do Tribunal de Justiça conseguimos implementar o projeto", ressaltou o analista.
Ainda de acordo com Jackson, a fase inicial irá contemplar somente a transmissão de dados entre essas unidades. "Futuramente esperamos utilizar essa mesma infraestrutura para interligação telefônica (ramais) e posteriormente implementar vídeos conferências", destacou.
Jackson disse que todo o trabalho foi desenvolvido pela própria equipe de profissionais do Tribunal de Justiça, composta por engenheiros e analistas. "A principal vantagem da rede metropolitana do TJ RO está na velocidade que proporciona aos usuários", concluiu o analista.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!