A Secretaria Executiva Regional do Governo do Estado, pólo Ariquemes, terminou na última sexta-feira (17) as obras do Presídio de Buritis. O complexo abre 40 novas vagas para recolher detentos do município e região e desta forma, vai ajudar a amenizar um dos problemas que vem preocupando o Governo do Estado e a população: a falta de espaço para presos na região.
Segundo o secretário da pasta, Edson Jorge Ker, a obra será inaugurada oficialmente nos próximos dias pelo governador Ivo Cassol. Ele adianta que, no último final de semana, a Cadeia Pública já recebeu 32 presos transferidos da Casa de Detenção de Ariquemes para Buritis. “Estamos conscientes que o problema não está resolvido, mas não estamos medindo esforços para melhorar esta situação o mais breve possível”, relata o secretário, que acompanhou as obras pessoalmente diuturnamente.
Mais vagas
Entre outras medidas tomadas pelo Governo do Estado para resolver o problema da falta de vagas no presídio para os recolhidos no município e região, Edson Ker lembra que estão em andamento as obras de reforma e ampliação da Cadeia Pública de Ariquemes e da Penitenciária Estadual. “Estamos finalizando a construção de três celas no Presídio de Ariquemes e às obras de reforma. Também estamos dando continuidade às obras da Penitenciária Estadual, que em uma primeira etapa vai abrir 120 vagas para presos condenados e em uma segunda, outras 240. Repetimos, sabemos que nem assim, o problema da segurança pública será solucionado, mas as fórmulas para que ele seja melhorado estão sendo adotadas e, em breve, a população terá uma resposta prática do trabalho que o Governo do Estado está realizando no município e na região”, resume o secretário Edson Ker, acrescentando que, neste sentido, o Governo do Estado deve retomar em breve as obras de melhoria do sistema de tratamento de esgoto sanitário do Presídio de Ariquemes.
A implantação e as reformas das unidades prisionais no Estado são de responsabilidade do Ministério da Justiça (MJ), através do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) da Secretaria de Justiça do Estado (Sejus). O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria Executiva Regional, fica a cargo de executar a obra.