Embrapa lança sistema de produção de teca para Rondônia
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O trabalho reúne dados colhidos em seis diferentes municípios do Estado desde 1999. Foram visitadas áreas de produção comercial e montado experimento no município de Ouro Preto do Oeste, região central de Rondônia, onde a Embrapa mantém um campo experimental.
O engenheiro florestal Abadio Hermes Vieira, pesquisador da Embrapa Rondônia, explica que a teca exige certas qualidades do solo. O crescimento da planta e a qualidade da madeira dependem de solos profundos, com boa capacidade de retenção de água e ricos
O regime de chuvas é outro fator importante para o desenvolvimento da espécie. Ao contrário da maioria das outras árvores tropicais, a teca é caducifólia, ou seja, perde todas as folhas em determinada época do ano. É justamente esta característica que favorece a planta no período de estiagem, que no Estado de Rondônia acontece de maio a outubro.
“Em locais onde o regime de chuvas é equilibrado durante o ano, a teca geralmente perde na competição com espécies folhosas não caducifólias”, explica o pesquisador Abadio Vieira. Em Rondônia, o que acontece é que a perda das folhas no período seco é favorável porque a planta praticamente não perde água. A seca castiga as demais espécies e acaba equilibrando a competição entre as plantas.
Qualidade da madeira
A madeira da teca é apreciada no mercado pela durabilidade, estabilidade, cor, densidade, ausência de nós ou de defeitos. É utilizada principalmente para a fabricação de móveis e para revestimentos de luxo. Além disso, a teca é adequada para a produção de aglomerados, tábuas, placas, portas e mesas.
Para a produção de madeira de qualidade, no entanto, são necessários cuidados no manejo da plantação. A retirada de ramos laterais é importante para evitar a formação de nós e deve ser feita pela primeira vez um ano após o plantio. A serra dos ramos precisa ser feita bem rente ao tronco.
O desbaste, por sua vez, é uma técnica que permite incrementar o volume de madeira na área com menos árvores no menor espaço de tempo possível. A lógica é simples. Com o tempo, a competição entre as plantas limita o crescimento e o aumento do diâmetro do tronco. É necessário retirar algumas árvores ainda jovens, para permitir que as demais sigam em desenvolvimento.
Em experimento realizado
“Sistema de produção de teca para o Estado de Rondônia” está em fase de finalização e estará disponível para o público em formato digital no portal da Embrapa Rondônia, unidade da Empresa Brasileira de Pesqusia Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O endereço é www.cpafro.embrapa.br
Sugestão de legenda para foto: Madeira de teca é apreciada para fabricação de móveis
Crédito: Abadio Vieira – Embrapa Rondônia
Embrapa Rondônia
www.cpafro.embrapa.br
Porto Velho (RO): BR 364 (sentido Cuiabá) – km 5,5
Jornalista responsável: Daniel Medeiros (SC-02735-JP)
Estagiária de jornalismo: Débora Helena
Assessoria de Comunicação Social Embrapa Rondônia
Área de Comunicação e Negócios (ACN)
Telefone (fax): (69) 3225-9387
Celular: (69) 8111-2265
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!