Campanha de vacinação contra a gripe começa dia 17 de abril
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Ficou definido que, na sexta-feira (17), a vacina será aplicada nos idosos que participam do Grupo da Melhor Idade - segundo a coordenadora, Ammanda Freitas Rosa, o grupo conta com a participação de 170 idosos. A partir desta data, a vacina será oferecida em todas as unidades de saúde.
Segundo a coordenadora municipal de imunizações, a meta preconizada pelo Ministério da Saúde para Água Clara é imunizar 926 idosos, o que representa 90% da população com mais de 60 anos no município. “O Dia D de Vacinação contra Influenza será no sábado (25), no Centro de Saúde, mas também estaremos intensificando ações de busca ativa aos idosos que por ventura não comparecerem ao Posto. Aos acamados, será disponibilizada uma equipe volante que irá até à residência do idoso para vaciná-lo”, declarou Maria Regina.
A enfermeira Vera Lucia Motta responsável pelo ESF (Estratégia Saúde da Família) Santos Dumont informou que a cidade é dividida por micro-áreas visitadas pelas agentes de saúde, o que facilita a localização dos idosos acamados. “Cada enfermeira tem as informações da sua micro-área e assim pretendemos realizar a cobertura total e cumprir a meta como nos anos anteriores”.
A Campanha termina dia 8 de maio, quando a meta deverá ser cumprida.
Porque vacinar contra a gripe
A gripe é uma doença provocada pelo vírus influenza, que incide com maior freqüência na população de idosa, levando quase sempre a sérias complicações, principalmente pneumonias, o que resulta em um grande número de internações e óbitos nesta faixa etária.
Devido às características de mutação genética do vírus influenza, a cada ano, a formulação da vacina necessita ser atualizada e as pessoas devem ser vacinadas novamente, mesmo que tenham participado das campanhas anteriores. A formulação da vacina que será utilizada neste ano, produzida pelo Instituto Butantan, atende às recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para ser utilizada no Hemisfério Sul.
De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde, a partir de pesquisas internacionais, a vacina contra o influenza reduz, nos idosos imunizados, mais de 50% das doenças relacionadas à gripe e, no mínimo, 32% das hospitalizações por pneumonias. Além disso, há queda de pelos menos 31% das mortes hospitalares por pneumonia e influenza (gripe) e de cerca de 50% das mortes hospitalares relacionadas às doenças respiratórias.
Reações
É comum as pessoas reclamarem que, depois de tomar a vacina, ficam gripadas. Mas há um mito que cerca esta ideia: a vacina é produzida por vírus mortos, inativados, que não se multiplicam no organismo e, portanto, não são capazes de provocar a doença. Esses fragmentos são suficientes para induzir a produção dos anticorpos, os quais vão impedir que a pessoa adoeça pela gripe.
Outro fator importante é que a vacina leva de
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!