SAÚDE PÚBLICA - Três unidades de Pronto Atendimento funcionarão durante 24 horas em Porto Velho

SAÚDE PÚBLICA - Três unidades de Pronto Atendimento funcionarão durante 24 horas em Porto Velho

SAÚDE PÚBLICA - Três unidades de Pronto Atendimento funcionarão durante 24 horas em Porto Velho

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 Governo Federal e Prefeitura de Porto Velho consolidam parcerias para ampliar e melhorar a área de Saúde do município. Nesta sexta-feira, em visita à Capital, o ministro da Saúde José Gomes Temporão anunciou as ações a serem implantadas em curto e médio prazos, com o intuído de atender melhor a demanda no setor, desafogando assim os hospitais destinados ao atendimento a casos de alta complexidade.
 
Como primeira medida, o Ministério da Saúde (MS) autorizou a contratação de 50 médicos e 50 enfermeiros para atuarem nas equipes do Programa Saúde da Família (PSF), que hoje são 42 trabalhando no município. A intenção é que o número de equipes chegue a 116; como medida para a descentralização de grandes hospitais, serão criadas três unidades de Pronto Atendimento (UPA) equipadas com Raio X, laboratório e estrutura para o atendimento de casos de média complexidade. Dois UPAs serão instalados na área urbana da cidade, e um terceiro no distrito de Jaci-Paraná, funcionando durante 24 horas; o ministro Temporão anunciou ainda a ampliação para R$ 2,4 milhões anuais do teto para a manutenção da Maternidade Mãe Esperança e das quatro policlínicas municipais. “Caso haja necessidade, o Ministério da Saúde vai liberar mais recursos para que fique garantido o bom funcionamento da Saúde de Porto Velho”, disse o ministro, reconhecendo que os municípios de Rondônia, e principalmente a Capital, que recebe pacientes de outros municípios, sofrem problemas próprios da Amazônia Legal.
 
Ao agradecer ao ministro Temporão e o presidente Lula, pelo pronto atendimento às reivindicações do município, o prefeito Roberto Sobrinho fez um ligeiro balanço do que foi possível investir no setor.
 

Mais parcerias - O ministro Temporão, que é sanitarista, falou da importância da instalação de uma unidade da Fiocruz em Porto Velho. “Isso vai trazer mais recursos para a saúde pública do município e de todo o estado. Todos ganham com isso, pois os profissionais e gestores do setor terão apoio da fundação. Temos que nos preparar para o impacto das usinas do Madeira, que podem resultar no aumento de doenças tropicais e DSTs, ocasionando maior pressão sobre o sistema de saúde do município”, disse, anunciando ainda convênio no valor de R$ 5 milhões, entre o MS e a Unir, para a construção de um hospital universitário; outra notícia é a simplificação do governo federal no processo de aprovação do diploma de médicos que se formaram fora do Brasil.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS