Justiça nega Liminar para cooperativa implantar serviço de moto-táxi na Capital

Justiça nega Liminar para cooperativa implantar serviço de moto-táxi na Capital

Justiça nega Liminar para cooperativa implantar serviço de moto-táxi na Capital

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Justiça negou recentemente pedido de Liminar para a cooperativa de locação de moto e prestação de serviço, que pretendia conseguir autorização para o exercício da atividade de moto-táxi até que a mesma fosse regulamentada na Capital.
 
A decisão que negou liminar foi da 1ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Porto Velho, no processo nº 001.2009.005074-5. A cooperativa alegava que requereu administrativamente o alvará de licença para o exercício do ano de 2009, para explorar a atividade de moto-táxi, mas teve o pedido negado pela Secretária Municipal de Trânsito (SEMTRAM).
 
O Juiz Alexandre Miguel negou o pedido para que fosse determinado à SEMTRAN autorizar o funcionamento do serviço de moto-táxi na Capital, sentenciando que “Ocorre que não há regulamentação para esse tipo de serviço. Em sendo assim, não há como possibilitar a outorga da licença pedida, por absoluta ausência de lei regulamentadora”.
 
O Juiz foi mais categórico ainda em outro trecho da Sentença ao ressaltar que “É certo que não existe expressa autorização em lei complementar autorizando os entes federativos a instituir serviço de ‘moto-táxi’. Qualquer legislação local editada neste sentido padece de inconstitucionalidade formal”.
 
Isto significa que o projeto apresentado pelo vereador Jean Oliveira, para legalizar o moto-táxi em Porto Velho, é inconstitucional e não poderá ser aprovado pela Câmara Municipal, pois, caso seja aprovado, o mesmo deverá ser vetado pelo prefeito ou, ainda, suspenso judicialmente por flagrante inconstitucionalidade.
 
O Juiz finaliza a Sentença demonstrando que a cooperativa de moto-táxi “carece do direito de ação, pela falta objetiva de norma que agasalhe seu alegado direito, remanescendo sua falta de interesse de agir”; e conclui indeferindo o pedido sem apreciação do mérito.
 
 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS