Lei de Rondônia impede acesso do cidadão à Justiça, diz AGU

Lei de Rondônia impede acesso do cidadão à Justiça, diz AGU

Lei de Rondônia impede acesso do cidadão à Justiça, diz AGU

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A SGCT (Secretaria-Geral de Contencioso), orgão da AGU (Advocacia Geral da União), protocolou, no STF (Supremo Tribunal Federal), a manifestação do Advogado-Geral da União, ministro José Antonio Dias Toffoli, na Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade) 4.186.

Segundo a AGU, a proposta feita pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), questiona vários incisos e parágrafos da Lei 301/90, do estado de Rondônia. De acordo com a manifestação, tais dispositivos são inconstitucionais, pois instituem excessivas custas judiciais que ofendem a garantia de amplo acesso à Justiça pelos cidadãos, prevista na Constituição Federal.

Portanto, ao deixar de estabelecer um teto sobre o valor cobrado a título de custas judiciais, a lei estadual restringe, por meio de tributos, o acesso do cidadão ao Judiciário.

A Secretaria-Geral de Contencioso concluiu pela inconstitucionalidade da Lei, pois "não é permitido ao Poder Público, por meio de instituição de taxas, obter receitas que extrapolem a proporção necessária para atender sua atividade".

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS