Denúncias de que falsos dentistas atuavam nos municípios de Colorado do Oeste e Cerejeiras, mutilando pessoas, fiscais do CRO-RO – Conselho Regional de Odontologia de Rondônia com apoio da Polícia Militar e Ministério Público apreenderam na última sexta-feira, 27, equipamentos odontológicos em poder de Irineu Preto, Colorado do Oeste, Cláudio Leonildo de Sá e Lourival Gabriel de Sousa, em Cerejeiras.
Os acusados atendiam a população em cubículos sem higiene e cuidados com a saúde bucal. O cirurgião-dentista Milton Foroni, fiscal do Conselho ficou estarrecido com os locais que eram utilizados pelos falsos dentistas “Sacamuelas”. “São pessoas humildes que desconhecem os perigos que estão passando”, disse a presidente do CRO-RO, cirurgiã-dentista Sandra Menezes que acompanhou a fiscalização.
Práticos
Com Lourival Gabriel de Sousa, na Rua Pernambuco, em Cerejeiras, foram apreendidos entre outros - Ocorrência policial 418/2009 - 148 fichas de atendimento que comprovam a prática ilegal da odontologia, um frasco contendo 12 dentes, dois espelhos bucais, seis fórceps (boticões), 12 brocas, uma caixa com cem agulhas, anestésicos, um aparelho fotopolimerizador, 16 tubetes de anestésicos uma estufa.
Na Rua Espírito Santo, onde Cláudio Leonildo de Sá atendia, - Ocorrência Policial 417/2009 - foram apreendidos entre outros, 29 moldeiras, um articulador com um par de modelos odontológicos. Em Colorado do Oeste, os equipamentos que segundo Irineu não estavam sendo utilizados, foram retirados. Os acusados foram liberados no local e o delegado de plantão comunicado.
Apoio
A Polícia Militar, Polícia Civil e Federal, assim como o Ministério Público do Estado, tem prestado apoio ao Conselho de Odontologia no combate aos charlatões. Em Colorado do Oeste a promotora de Justiça Flavia Barbosa Shimízu Mazzini que recebeu o major PM Rildo juntamente com os fiscais da Odontologia, deixou claro que diante das comprovações de qualquer fato desta natureza aplicará o que determina a Lei.