Seca no rio Madeira já preocupa autoridades da Defesa Civil, Marinha, CPRM, Sipam e consórcio da construção de Santo Antônio

Seca no rio Madeira já preocupa autoridades da Defesa Civil, Marinha, CPRM, Sipam e consórcio da construção de Santo Antônio

Seca no rio Madeira já preocupa autoridades da Defesa Civil, Marinha, CPRM, Sipam e consórcio da construção de Santo Antônio

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Uma cheia severa está praticamente descartada para esse ano no rio Madeira, enquanto a seca começa a entrar na pauta das discussões sobre o rio nesse princípio de abril. Esses foram os aspectos levantados na reunião de monitoramento do rio que aconteceu nesta quinta-feira (27) entre Defesa Civil, Marinha, CPRM, representante da Madeira Energia S/A, consórcio construtor da hidrelétrica de Santo Antônio e o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam).

Segundo os técnicos do Sipam, o nível do rio hoje é reflexo das chuvas que ocorreram há dez dias em sua bacia, na Bolívia. Entretanto, como depois parou de chover e a previsão para os próximos três meses é de normalidade, a régua não deve subir muito daqui para frente. A tendência é que nível do rio fique na média, mas ainda requer cuidado já que as máximas históricas são registradas em abril. Assim, uma última reunião entre os parceiros foi agendada para dia 30 de abril, quando se fará a avaliação de acertos sobre os prognósticos de cheia para o Madeira e o rio Machado.

SECA

Já a possível ocorrência de seca intensa, devido ao fato do Madeira ter subido pouco em relação aos anos anteriores, também entrou em discussão. A preocupação é a similaridade dos níveis desse ano com os registrados em 2005, quando houve uma seca histórica. Porém, naquele ano, o fator determinante da seca foi o aquecimento das águas do Caribe, que causaram o atraso da chegada das chuvas, que só começaram em novembro. Por isso, é difícil comparar antecipadamente com esse ano. Para avaliar de perto a situação, uma reunião pré-seca ocorrerá em maio entre Sipam e defesas civis de Rondônia, Acre e Mato Grosso.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS