Professor do Departamento de História da Unir lança livro nesta sexta
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
“senhor krauze”, de Alberto Lins Caldas, narra as desventuras de um personagem que representa todos os silenciados, excluídos e destruídos
Será nesta sexta-feira (27), às 19h, o lançamento do livro “senhor krauze”, do professor do Departamento de História da Universidade Federal de Rondônia (Unir) Alberto Lins Caldas. O evento ocorrerá na Loja de Revistas Central, à Avenida Carlos Gomes, nº 1188.
O autor explica que “senhor krauze” – escrito “assim mesmo todo minúsculo, como em minúsculo é todo o livro”, afirma – “é um livro que toma para si a missão inteira de expor o horror do mundo, o silenciamento, a exclusão, a destruição da singularidade”. A obra narra as desventuras do personagem “senhor krauze”, que, segundo Caldas, representa todos os silenciados, excluídos e destruídos. “senhor krauze mostra ao leitor a vida de um homem que uma comunidade isola, anula e silencia”, diz.
Além da temática, o livro inova em sua narrativa, que emprega várias formas literárias. “A mais visível é a forma-poema, mas também é um grande monólogo trágico ao mesmo tempo em que é romance, novela, conto”, destaca o autor. “Essas múltiplas formas nos põem diante duma sátira menipéia, e não podemos, aqui, apesar de tudo, perder o riso”, afirma. “senhor krauze é também é um grito de revolta contra o esmagamento da própria voz”, esclarece Alberto.
A linguagem do livro é outro ponto de destaque. Segundo Alberto, “senhor krauze” não poderia ser escrito na língua portuguesa tradicional, mas na língua do narrador, na língua do “senhor krauze”. “A língua que enfrenta o horror não pode ser a mesma língua do estado, da gramática. Enfim, é a poética do movimento madeirista mais uma vez posta em circulação”, afirma.
A obra é a “fundação dum outro olhar, sem brasilidade, sem regionalismos, sem blocalismos camuflados e, principalmente, sem a européia e estadunidense universalidade. Obra nua, crua, violenta, perversa, em carne viva que, diante do horror, diante da literatura sempre insossa, propõe o enfrentamento em todas as linhas como forma-fazer literário, contra o existente”, finaliza o professor.
Sobre o autor – Alberto Lins Caldas é graduado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), mestre em História, também pela UFPE, e doutor
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!