Alunos visitam o Centro de Documentação Histórica do Estado de Rondônia

Alunos visitam o Centro de Documentação Histórica do Estado de Rondônia

Alunos visitam o Centro de Documentação Histórica do Estado de Rondônia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Centro de Documentação Histórica do Estado de Rondônia, instalado na sede da Secel – Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer (Prédio do Relógio), recebeu na manhã desta quinta-feira (26) alunos do curso de Introdução a Teoria e Prática de Arquivo Público, da Escola do Legislativo, para uma aula especial.

Eles visitaram o espaço onde ficam armazenados fotos, cartas e mapas antigos, entre outros documentos que registram a história oficial de Rondônia desde antes dele se tornar estado, quando ainda era o Território Federal do Guaporé. “Essa é a sexta turma de alunos do professor Solano Lopes que nos visita. Aqui funciona, além do Centro de Documentação, um Museu e uma biblioteca”, conta Nazaré Silva, executora de projetos de Manutenção e Preservação do Patrimônio Histórico.

No início da aula o secretário da Secel, Jucélis Freitas, falou com os alunos sobre a importância desse acervo riquíssimo mantido pelo Governo do Estado. “Quando o CPA – Centro Político-administrativo de Rondônia ficar pronto a Secel e a Setur (Superintendência de Turismo) também terão suas sedes lá. Então o Prédio do Relógio será um espaço cultural onde funcionarão a Biblioteca Estadual, o Museu e o Centro de Documentação Histórica, além de outras iniciativas culturais. Esse é um desejo e compromisso do governador Ivo Cassol para oferecer maior condições ao desenvolvimento cultural de nosso estado”, explicou Jucélis Freitas.

Os alunos ficaram encantados em conhecer o espaço e descobrir peças e documentos tão importantes para identidade histórica e cultural dos rondonienses. “Com essa visita aprendemos a dar valor a esses documentos históricos que estão aqui disponíveis para pesquisa e como provas oficiais da origem desse estado”, comenta Clenilde Neves, funcionaria pública. “Aqui há muitos documentos, peças e livros importantes e raríssimos que nem imaginávamos existir. Muito legal saber que estão guardados e preservados. Espero que mais visitas aconteçam” Agardene Freitas, turismóloga. 
 

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Como Jogar Fortune Tiger

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS