Questão fundiária de Rondônia é debatida em Brasília no MDA

Questão fundiária de Rondônia é debatida em Brasília no MDA

Questão fundiária de Rondônia é debatida em Brasília no MDA

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Nesta semana, o secretário de estado do desenvolvimento ambiental, Cletho Muniz de Brito, e o secretário de agricultura, pecuária e regularização fundiária, Carlos Magno, participaram de uma reunião agendada no Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), em Brasília, para discutirem a Medida Provisória (MP) número 458, que trata da regularização de terras na Amazônia Legal.
Durante o encontro, Brito informou ao secretário executivo do MDA, Daniel Maia, a real situação fundiária de Rondônia, afirmando que o estado está preparado para assumir em conjunto com o MDA a regularização fundiária. A MP, de acordo com o secretário, não atende Rondônia por se tratar de um estado diferenciado dos demais. É o único a ter um zoneamento sócio-econômico e ecológico aprovado e sancionado pela Presidência da República, com esse instrumento foram definidas as áreas protegidas, de produção e as áreas de restrições ambientais. O estado também já tem definidas as regiões com maiores problemas ambientais, decorrentes da falta de regularização fundiária.
De acordo com o secretário, outro fator importante é o avanço no sistema de modernização implantado pelo órgão ambiental, que possibilita maior controle e eficácia. “Atualmente, temos 113 mil imóveis rurais digitalizados na Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) e no Incra, o que agiliza as atividades técnicas e jurídicas da propriedade com relação à sua documentação. Uma carta imagem que antes demorava mais de 15 dias, hoje fica pronta em apenas dois minutos. É um sistema eficiente e o estado está podendo responder de forma positiva”, afirma Brito.
A Sedam e a Secretaria de Agricultura vão encaminhar nos próximos dias ao MDA um diagnóstico detalhado da situação fundiária do estado para subsidiar nos trabalhos do Ministério.
Outras ações

Cletho Brito e Carlos Magno visitaram ainda a presidência da Embrapa e a Diretoria de Proteção Ambiental do Ibama. Na ocasião o secretário da Sedam apresentou os programas e os projetos ambientais que estão sendo desenvolvidos pelo órgão estadual de meio ambiente, em especial o Programa de Recuperação de Mata Ciliar, que será lançado oficialmente no próximo dia 23 de março.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS