Nos dois primeiros meses deste ano Ariquemes registrou 284 casos suspeitos de dengue. Este número representa mais que 50 por cento dos casos suspeitos registrados durante todo o ano de 2008, quando ocorreram 420 notificações. A informação foi divulgada esta semana pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).
A situação da dengue na cidade começa a ficar complicada. Diariamente dezenas de agentes de saúde de Ariquemes se reúnem na sede da Fundação Nacional de Saúde local. No prédio é dado o roteiro que os agentes devem seguir durante o dia.
“Eles estão percorrendo os bairros, fazendo uma fiscalização intensiva nas residências e quintais em busca da larva do mosquito transmissor da doença”, explicou o coordenador de endemias da Secretaria de Saúde, Fábio Gonçalves de Lima.
O coordenador ainda disse que, a falta de conscientização dos moradores é a responsável pelo aumento do número de focos do mosquito na cidade. “Diariamente estamos tentando conscientizar a população, da necessidade de se eliminar os locais de fácil proliferação do inseto, mas muitos continuam ignorando o fato”. Fábio Gonçalves ainda disse que em algumas casas, os agentes de saúde não são bem recebidos, o que dificulta ainda mais o combate.