Festa marca abertura do Sart e premiação de artistas na capital

Festa marca abertura do Sart e premiação de artistas na capital

Festa marca abertura do Sart e premiação de artistas na capital

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Casa de Cultura Ivan Marrocos ficou lotada na noite de sábado (14) para a festa de abertura do Sart – Salão de Artes Plásticas de Rondônia. Público, artistas e autoridades estavam ansiosos para apreciar as obras selecionadas e conhecer os vencedores da 12º edição do Salão. Das 42 obras, selecionadas para participar da exposição, quatro artistas foram contemplados com prêmios de R$ 6 mil cada, e outros cinco receberam menção honrosa.
Silvia Feliciano, Nonato Cavalcante e Margoh Paiva de Rondônia e Jean Sartielf do Rio Grande do Norte foram os vencedores.
Com a obra “Segregação”, Nonato Cavalcante fez um protesto contra as diferenças entre a educação formal pública e a particular. Sílvia Feliciano retratou as transformações urbanas na obra “As cidades que sobem pelas paredes”. E Margoh Paiva fez uma homenagem com “O Rio Madeira”. “Busquei expressar o momento que estamos vivendo que é a supervalorização do Rio Madeira. O rio que vai proporcionar energia para todo o país merece essa homenagem”.
Grande festa
Na solenidade de abertura o secretário da Secel – Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer, Jucélis Freitas; o gerente de Cultura, Luis Gouveia; o diretor da Casa de Cultura, Geraldo Cruz; e a assessora técnica da Secel, Cândrica Madalena Silva (Bebel) discursaram sobre a importância do Sart para o desenvolvimento das artes plásticas em Rondônia.
“A volta do Sart depois de quatro anos desativado é um grande avanço para a cultura de Rondônia. Além de proporcionar mais oportunidade para o artista desenvolver seu talento e mostrar seu valor, suas formas, suas cores, enfim, seu olhar sobre o mundo”, enfatizou Jucélis Freitas, secretário da Secel.
“Nossa grande vitória foi o governador Ivo Cassol ter enxergado o valor que a arte representa para o povo e ter resgatado o Salão depois de quatro anos desativado. E o sucesso do edital também é mérito de toda a equipe de cultura da Secel que, com apoio irrestrito do secretário Jucélis, trabalha para a valorização dos artistas rondonienses”, destacou Luis Gouveia.
Para o diretor da Casa de Cultura Ivan Marrocos e organizador do Salão, Geraldo Cruz , a participação do público na exposição é o mais importante. “Percebemos que a arte contamina as pessoas e o Salão tem esse poder de trazer um público grande para admirar as obras. Com todo esse sucesso do Sart 2009 nossa meta agora é fazer com que mai artistas do interior de Rondônia e de outros estados da região Norte participem das próximas edições”, planeja Geraldo Cruz.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS