O aluno do 3º ano do ensino médio Rubens Castelo Branco, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Carlos Drummond de Andrade, do município de Presidente Médici, foi o vencedor pela terceira vez, com a medalha de Ouro na 4ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), versão 2008. Ele venceu na primeira edição (2005), terceira (2007) e ficou com a medalha de prata na segunda realizada em 2006.
Ao parabenizar o jovem Rubens e os demais da rede estadual, que receberam bronze, a secretária Marli Cahulla destacou que se tratava de mais uma demonstração do avanço do ensino em Rondônia, e esta conquista tem um significado especial por ser em um concurso que envolve uma das disciplinas mais temidas pela maioria dos alunos, a matemática.
Além de Rubens, outros alunos da rede estadual que ganharam destaque nesta edição da OBMEP, com a medalha de bronze no Nível 1 (5ª e 6ª séries), foram Icaro Bedor J.B de P. Cavalcante, da EEEFM Manuel Bandeira, de Colorado do Oeste, que dividiu o 2º lugar com Rita Carolina Aimi, da EMEF Cristo Rei, de Vilhena; enquanto Higor Leonel Alves Balbinot, da EEEFM Marechal Rondon, de Vilhena ficou em 4º e Dham Khlisman Velozo da Silva, da EEEFM 28 de Novembro, de Ouro Preto do Oeste (5º).
Pelo Nível 2 (7ª e 8ª), foram Klebson Reis Teixeira Oliveira, da EEEFM Dr Marcello Cândia, de Porto Velho (1º), Vanderson Barbosa dos Santos e Jéssica Batista de Barros, ambas da EEEFM Cora Coralina, de Ariquemes, que ficaram em 3º e 4º lugares, respectivamente.
No Nível 3 (ensino médio), os cinco colocados foram todos da rede estadual, que são João Martins Júnior, da EEEM Jovem Gonçalves Vilela, de Ji-Paraná (1º), André Augusto Alves da Silva, do IEE Marechal Rondon, de Ji-Paraná (2º), Igor de Melo Casusa, da EEEFM Marcello Cândia, de Porto Velho, que dividiu o terceiro lugar com Thiago Maria de Menezes e Aedjota Matos de Jesus, ambos da EEEB Professor João Bento da Costa, de Porto Velho.
Na categoria professor, entre os contemplados com um estágio no Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (impa), estão Antônio Ferreira Neto, da escola Marcelo Cândia; e Rossana Nascimento Santana, da EEEFM Carlos Drummond de Andrade, de Presidente Médici. Na categoria, escola, a Marcelo Cândia foi premiada com um kit para exibição audiovisual e livros para a composição de uma biblioteca básica em Matemática e Ciências, enquanto a João Bento Costa com um troféu.
A OBMEP é promovida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e o Ministério da Educação, com realização do Impa e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), responsáveis pela Direção Acadêmica. A coordenação estadual está a cargo do professor Gerson Flores do Nascimento, da Universidade Federal de Rondônia (Unir).