Projeto Rondônia/Beni retoma atividades

Projeto Rondônia/Beni retoma atividades

Projeto Rondônia/Beni retoma atividades

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental, por intermédio da Coordenadoria de Educação Ambiental- CEAM participou na semana passada de uma reunião na Universidade Boliviana em Guayara-Merim, com representantes do Comitê binacional de fronteiras (Brasil/Bolívia) para tratar sobre o plano de proteção ambiental, educação ambiental e legislação para as comunidades ribeirinhas.
Na ocasião foram discutidas possíveis alterações no estatuto que rege o grupo de voluntários que fazem parte do Projeto Rondônia/Beni e propor agendamento do seminário para elaboração do Plano de Ação para 2009.
De acordo com a coordenadora de Educação Ambiental da Sedam, Iracy Wanderley Filha, o projeto, iniciado em 2003, surgiu da necessidade de desenvolver ações integradas entre Rondônia e Bolívia, na busca de preservar os 710 km de fronteiras, para isso, vamos formar grupos multidisciplinar onde serão trabalhados os recursos naturais como um todo: florestal, fauna terrestre e recursos pesqueiros.
 Unificação da legislação pesqueira
Proposta apresentada pela bióloga da Sedam, Cristina Michele Denny, de unificar a legislação pesqueira de Rondônia com a da Bolívia, está sendo analisada pelos técnicos do órgão ambiental. “A legislação pesqueira do Brasil é completamente diferente da Bolívia. Exemplo mais comum segundo Cristina Denny é no período do defeso, onde as datas de proibição da pesca em Rondônia, não coincidem com o período boliviano, sendo que o rio Guaporé/Mamoré é binacional, ou seja, é o mesmo”.
De acordo com a bióloga, trabalhar toda legislação é necessário. A Sedam vai convidar os parceiros que fazem parte da fiscalização ambiental com o Ibama, Batalhão de Polícia Ambiental e Delegacia Especializada Contra Crimes ao Meio Ambiente, para materializar a proposta. O grupo boliviano já demonstrou interesse em adaptar sua legislação com a brasileira, para que possamos falar a mesma linguagem e ter resultados mais eficientes.
Pacaás Novos
O plano de ação da Coordenadoria de Educação Ambiental da Sedam para 2009, contempla fazer um diagnóstico sócio-ambiental para a Reserva Extrativista do Pacaás Novos. Nesse sentido, foi realizado no dia 24, um encontro com representantes dos seringueiros objetivando conhecer a realidade local e planejar as atividades de educação ambiental, voltadas a melhoria da qualidade de vida dos seringueiros e manutenção do equilíbrio ecológico da reserva.
Dentre as ações para a reserva, Iracy Wanderley destaca a estruturação da trilha ecológica; trabalhos artesanais usando a matéria prima da própria floresta, dando oportunidade aos seringueiros de gerar fontes alternativas de renda; promover a conservação e preservação ambiental, através de cursos de educação ambiental e cidadania e capacitação sobre legislação ambiental. “Vamos trabalhar a legislação com uma linguagem popular para que eles através desses conhecimentos, tenham uma consciência ambiental fundamentada na constituição federal e estadual”.
As atividades do plano de ação serão executadas s pela equipe do escritório regional de gestão ambiental de Guajará Mirim, sob coordenação do diretor Elibeu Carmo e Silva.
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS