Prefeitura de Porto Velho anuncia cruzada pela limpeza de ruas, praças e calçadas

Prefeitura de Porto Velho anuncia cruzada pela limpeza de ruas, praças e calçadas

Prefeitura de Porto Velho anuncia cruzada pela limpeza de ruas, praças e calçadas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A partir desta segunda-feira (26) a prefeitura da Capital coloca nas ruas uma equipe de fiscais que enfrentará um dos maiores desafios da administração municipal: tornar a cidade limpa, com as ruas, calçadas e praças livres de vendedores ambulantes e das bancas montadas pelos próprios comerciantes formais, de modo a garantir esses espaços para o deslocamento dos pedestres.
 
Na manhã desta sexta-feira (23), numa reunião na Secretaria de Serviços Básicos (Semusb), o prefeito em exercício, Emerson Castro, orientou a equipe de fiscais, composta de servidores da Fazenda, da Saúde, da Vigilância Sanitária e do Meio Ambiente, sobre os procedimentos a serem adotados por meio do Programa Porto Velho Limpa.
 
Além de se destinar a desobstruir ruas, calçadas e praças ocupadas pelo comércio formal e informal, o programa tem o propósito de mudar maus hábitos e costumes, como o despejo de água servida nas ruas – principalmente no caso de restaurantes e lanchonetes –, e atacar, sobretudo, o que parece ser um problema crônico em Porto Velho: o despejo de lixo nas ruas.
 
Por meio do programa também serão fiscalizadas as calçadas, que deverão ser padronizadas, e o acúmulo de materiais como areia, cascalho, pedras e outros em frente a construções em andamento. A ordem é fiscalizar até mesmo as obras da prefeitura. “As empresas por nós contratadas, por meio de licitação, precisam dar o exemplo”, cobrou.
 
De acordo com o secretário de Serviços Básicos, Jair Ramires, é preciso despertar nos moradores o sentimento de amor pela cidade. “A quem se ama se dá flores, não lixo. Vamos vestir a camisa da cidade. Não é a camisa do secretário ou do prefeito, mas a de Porto Velho”, cobrou.
 
Postura
 
O prefeito em exercício, Emerson Castro, explicou que o programa inclui ainda, além das ações de fiscalização, a modernização do Código de Postura e do Código de Obras do município. “O Código de Postura existente, elaborado no início dos anos 70, não previa este surto de crescimento pelo qual estamos passando”, observou.
Emerson reafirmou que o programa não é contra os camelôs. “A prefeitura não tem interesse em apreender mercadoria de ninguém, pelo contrário, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (Semdes), vamos ajudar a encontrar alternativas para os camelôs. O que não vamos admitir é a ocupação de ruas, calçadas e praças pelo comércio informal”.
A Prefeitura está divulgando dois números de ligação gratuita, para informações sobre o programa: 0800 647 0009, da Vigilância Sanitária e 0800 647 1391, da Semusb.
 
 
 
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS