Acesso de portadores de necessidades especiais é cobrado em RO

Acesso de portadores de necessidades especiais é cobrado em RO

Acesso de portadores de necessidades especiais é cobrado em RO

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
0 pessoas reagiram a isso.
O Ministério Público Federal (MPF) em Rondônia instaurou investigação administrativa para apurar as condições de acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência às aeronaves no Aeroporto Internacional Jorge Teixeira, em Porto Velho.

O procurador regional dos Direitos do Cidadão, Ercias Rodrigues de Sousa, solicitou da Infraero e das companhias aéreas explicações sobre a acessibilidade. Segundo representantes da Federação, o acesso dos deficientes às aeronaves deveria estar pronto até novembro de 2007, mas nenhuma providência foi tomada.

Responsabilidades

Souza enviou ofícios à Infraero e às companhias aéreas TAM, Gol, Trip e OceanAir. A Infraero respondeu alegando que a resolução n° 9/2007, da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) determina que a responsabilidade de assegurar o transporte de passageiros com deficiência é das empresas aéreas.

Ainda segundo o órgão, as companhias devem oferecer veículos e equipamentos, como elevadores, para assegurar o embarque e desembarque das pessoas portadoras de necessidades especiais.

A empresa Gol respondeu ao MPF/RO que as plataformas elevatórias, ou pontes de comunicação entre o terminal e a aeronave, podem ser providos apenas pela Infraero, mas informou vai adquirir cadeiras de propulsão elétrica para subida e descida de escadas.

As demais companhias aéreas não apresentaram justificativos. Tanto a Infraero quanto as companhias aéreas estão sendo questionadas novamente para informarem sobre medidas para o acesso à aeronave.

Denúncias

Os cidadãos podem colaborar com o MPF informando sobre as condições oferecidas pelo Aeroporto Internacional Jorge Teixeira e pelas empresas aéreas aos portadores de deficiência. As informações serão recebidas pelo e-mail: denuncia@prro.mpf.gov.br ou no MPF/RO na avenida Abunã, 1759, bairro São João Bosco.
Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Como você vai comemorar as festas de fim de ano?
Quantos livros você leu em 2025?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS