Comissão discute projeto sobre indenização de anistiados

Comissão discute projeto sobre indenização de anistiados

Comissão discute projeto sobre indenização de anistiados

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A comissão especial criada para acompanhar a aplicação das leis de anistia de servidores públicos federais demitidos nas últimas décadas promove audiência pública nesta quarta-feira (10) para discutir o projeto do senador Expedito Júnior (PR-RO) que altera a lei sobre as indenizações para perseguidos políticos.

O senador afirma que o objetivo do projeto (PLS 517/07) é dar transparência às "indenizações milionárias" concedidas pela Comissão de Anistia do Ministério da Justiça. A sociedade brasileira, disse o senador, não compreende quais são os critérios usados para esses pagamentos "exorbitantes".

O projeto propõe, entre outros pontos, que a portaria do Ministério da Justiça com a indicação do total da indenização discrimine o valor relativo a danos materiais e a danos morais; que o Tribunal de Contas da União (TCU) se manifeste, previamente, sobre a capacidade orçamentária de pagamento as indenizações milionárias; que um membro do TCU passe a integrar a Comissão de Anistia; e que os membros da Comissão de Anistia apresentem cópia das respectivas declarações de Imposto de Renda antes da posse, a cada exercício, e no ato do desligamento, para atender a uma possível fiscalização.

O projeto altera a Lei 10.559/02, que regulamenta o artigo 8º do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias e concede anistia aos atingidos por atos de exceção em decorrência de motivação exclusivamente política no período de 18 de setembro de 1946 até a data da promulgação da Constituição (5/10/88). A lei trata ainda da reparação econômica e do caráter indenizatório assegurados aos anistiados e tem norteado as ações e os julgamentos da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça.

O debate foi proposto pelo deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS). Ele lembra que o projeto tem encontrado forte resistência dos anistiados, das pessoas que pleiteiam anistia e de estudiosos do assunto.

Foram convidados:
- a procuradora da República de São Paulo Eugênia Augusta Gonzaga Fávero;
- o procurador regional da República da 1ª Região José Alves Paulino;
- os advogados Marcelo Lavenère e Marcelo Normando;
- o relator do projeto, senador César Borges (PR-BA).

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS