O Ministério Público de Rondônia, por meio da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), realizou nesta quinta-feira (4/12) a primeira experiência de transmissão por vídeo-conferência com interatividade, em que é possível obter som e imagem nos dois sentidos da transmissão. O teste foi realizado durante reunião de apresentação do programa Intelecto B.I., em Cacoal, na qual o Procurador-Geral de Justiça, Abdiel Ramos Figueira, e Promotores de Justiça assistiram à exposição do sistema, feita pelo diretor da DTI, William Sérgio Azevedo, que falou de Porto Velho. Com a nova tecnologia, também foi possível obter imagens e som do público que o assistia em Cacoal.
Abdiel Ramos Figueira afirmou que a partir de agora a intenção é realizar treinamentos dentro da Instituição com uso da tecnologia de vídeo-conferência com interatividade. Ele ressaltou também a importância da implantação do B. I., que sofreu algumas alterações a partir de sugestões apresentadas pelos próprios Promotores de Justiça. “O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) adotou o nosso sistema para aplicação de suas resoluções ”, observou Abdiel.
A implantação da vídeo-conferência com interatividade foi possível com a utilização do link de internet e de dois aparelhos específicos para este tipo de transmissão. O MP já dispunha de um desses equipamentos na sala de reuniões do edifício-sede, em Porto Velho, e adquiriu um outro que foi levado à Cacoal especialmente para o teste.
William Sérgio Azevedo explica que a intenção da Administração do MP é dotar as comarcas de Vilhena, Ji-Paraná, Cacoal e Ariquemes do equipamento, visando a rapidez na disseminação de informações e a realização de treinamentos e reuniões à distância, o que implicaria redução de gastos com transporte e pagamento de diárias, gerados pelo deslocamento de servidores e Promotores de Justiça.