A maternidade do Hospital de Base Ary Pinheiro (HB) registrou, nesta semana, um caso raro de nascimento de trigêmeos. O parto aconteceu no Centro Obstétrico da unidade. Os bebes, duas meninas e um menino, nasceram na 33ª semana de gestação. Após o parto, realizado na última quarta-feira (05), as crianças foram transferidas para o berçário de UTIs neo-natais do hospital. O último caso registrado de parto de trigêmeos no HB aconteceu em 2003.
A gestação de trigêmeos é rara e considerada um atendimento de alta complexidade. Para realizar esse serviço é necessária uma estrutura física e humana de qualidade. “Os recém-nascidos estão sendo assistidos por uma equipe qualificada, elas estão estabilizadas e apresentam um bom quadro clínico. A mãe, de 21 anos, vinda do município de Jarú também passa bem”, destacou Amado Rahhal, diretor geral do HB.
A gravidez de trigêmeos, quando não relacionada à fertilização assistida é um fato raro. A incidência da gestação natural de trigêmeos, sem inseminação artificial, é uma para cada 9.000 nascimentos. O HB realiza, em média, 3.000 partos por ano. O último caso registrado de parto de trigêmeos no hospital aconteceu em 2003. Desde então a unidade realizou aproximadamente 19.000 partos.
“A gravidez foi acompanhada pelo HB desde as primeiras semanas de gestação, a mãe realizou todo o pré-natal e exames necessários, através do nosso serviço materno infantil. Esse trabalho, que funciona em um centro especifico de atendimento, oferece para mães e recém-nascidos salas de vacina, testes de orelhinha e pezinho, consultas especializadas, banco de leite e leitos de UTIs”, explicou Amado.