Zoneamento Socioeconômico e Ecológico de Rondônia vai ser discutido em oficina realizada nesta quarta-feira (5) no auditório da Emater a partir das 8h da manhã. O debate busca aprimorar a implementação do zoneamento nesses últimos 20 anos fazendo uma análise e avaliação detalhada do uso da terra e manejo dos recursos naturais nas diferentes zonas do Estado. O evento é promovido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Secretaria de Planejamento e Coordenação Geral (Seplan) e Ministério do Meio Ambiente.
Na oficina serão definidas áreas criticas que carecem de ações imediatas e emergências adequando-a conforme a zona e as ações que indicam o Zoneamento Socioeconômico e Ecológico (ZSEE), que segundo o secretário da Sedam, Cletho Brito tem a finalidade de buscar a sustentabilidade, a utilização alternativo dos solos, a recuperação de áreas degradadas e a promoção da conservação e proteção ambiental.
A discussão pretende estudar as experiências de implementação do zoneamento em Rondônia até os dias atuais para elaborar propostas de políticas públicas.
O ZSEE foi instituído em 1988 e está na segunda aproximação. A oficina marcará o vigésimo aniversário do Zoneamento. Participarão do evento varias entidades governamentais, privadas e estudantis. O encontro será aberto ao público.