AQÜICULTURA - Projeto Peixamento anima produtores

AQÜICULTURA - Projeto Peixamento anima produtores

AQÜICULTURA - Projeto Peixamento anima produtores

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
0 pessoas reagiram a isso.
Uma região de chácaras denominada “Assentamento Rural Eli Moreira Lima”, em Pimenta Bueno, no interior de Rondônia, vem passando por uma importante transformação social e econômica. Ali, onde vivem mais de 60 famílias de pequenos agricultores, todos começam a aspirar melhores dias em função da piscicultura.
 
Na região, desenvolve-se o modelo de piscicultura sustentável denominado Peixamento, processo através do qual, ao final do projeto, 21 tanques deverão ser povoados com exemplares de tambaqui.
 
Os três primeiros foram povoados na primeira quinzena de outubro, com a presença do presidente do conselho deliberativo do Sebrae/RO, Francisco Teixeira Linhares, e do diretor de Administração e Finanças Osvino Juraszek.
 
Das 60 famílias, 10 participam do projeto, financiado pela Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca, vinculada à presidência da República, em parceria com o Sebrae. Inicialmente, o povoamento ocorrerá em cinco tanques – os três primeiros foram adensados com 5 mil exemplares com média de 100 gramas, oriundos da Fazenda Boa Esperança, do empresário Megumi Yokoyama, o conhecido “Pedrinho”.
 
O grupo de pequenos agricultores que vêm se transformando e piscicultores assistidos é liderado por Anselmo Moraes Kester, em cujas propriedades ocorre um misto de piscicultura, criação de galinha caipira, cabeças de gado e plantações. Os meios de transportes entre uma propriedade e outra vão de lombo de cabalo a motocicletas, especialmente utilizadas pelos mais jovens.
 
“Acreditamos que esse projeto tem tudo para dar certo, criando uma nova e forte alternativa de renda para essas famílias do assentamento ‘Eli Moreira Lima’, com a implantação do modelo do Projeto Peixamento”, anima-se Moraes Kester (foto), ao acompanhar o transporte dos pequenos exemplares de tambaqui dos tanques para os lagos.
Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Como você vai comemorar as festas de fim de ano?
Quantos livros você leu em 2025?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS