Política e Murupi - por Léo Ladeia

Política e Murupi - por Léo Ladeia

Política e Murupi - por Léo Ladeia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Frase do dia:
"O Estado voltou a ser a solução. Na crise não tem solução de mercado, o Estado tem que intervir na economia" Senador Aloísio Mercadante. 
 
01- 2010 já começou.
Existem três resultados possíveis numa eleição: perder, ganhar e vencer. Analisando os resultados, ainda que sem a maturação necessária, já se pode afirmar que o PMDB foi o grande vitorioso. Mas alguns resultados específicos marcaram o pleito. Em São Paulo, perdeu o PT com a Marta Suplicy, ganhou o DEM com Kassab e venceu o PSDB do Serra. No Rio de Janeiro, o grande vitorioso foi um perdedor, o Gabeira, que saindo da rabeira foi ao segundo turno e desponta para uma das vagas de senador com o Crivela. Na Bahia baixou o “Malvadeza” no PMDB do Carneiro mas, foi em Belo Horizonte – sempre Minas – que ocorreu o destaque. Aécio apostou na aliança “frankstein” do PSDB e PT contra o PMDB. Se Marta ganhasse em São Paulo, tudo bem para Aécio. Serra tem uma esfinge para decifrar – Aécio – até a eleição de 2010 começar. Ou seja, hoje!
 
02- Reeleição ou referendum?
Salvo Manaus, o eleitor foi conservador e não trocou os prefeitos. Dos 20 prefeitos que tentaram a reeleição, 19 emplacaram. Os ganhos da era Lula foram decisivos para quem já estava no poder e o eleitor votou sem conhecer propostas novas, que sequer foram citadas pelos candidatos. Em São Paulo por exemplo, nenhum tema novo para a cidade problema. Marta e Kassab prometeram “fazer mais e melhorar o que já era feito”. No Rio, Gabeira ironizou ao descrever o seu primeiro dia como prefeito, se eleito: varrer a rua, retirar o lixo, organizar o trânsito e escolher secretários. Para se entender a falta de propostas, é bom pensar sobre o papel centralizador da União arrecadando impostos e repassando a estados e municípios, em geral com dinheiro carimbado. E continuarão quebrados e passando o pires como sempre. É falimentar meu caro Watson.
      
03- Quem é quem nas prefeituras
O PMDB que alcançou a incrível marca de eleger 1207 prefeitos foi o “papa-tudo” das eleições em 2008 e fechou a noite de ontem pilotando 6 capitais, a mesma quantidade do PT. Além da capilaridade o PMDB aumentou os músculos e passa a ser estratégico a partir das vitórias no Rio, Salvador, Porto Alegre e Florianópolis. O PSDB encolheu para 788, mas permanece em segundo lugar, seguido pelo PT que avançou e tem agora 558, uma a mais que o PP com 507. A maior perda foi do DEM que perdeu 293 prefeitos, caiu para 501, apesar do simbolismo de São Paulo, no confronto contra o inimigo PT. Na salada partidária, 6 partidos nanicos não conseguiram emplacar mas, Lula continua em céu de brigadeiro com popularidade alta e com os prefeitos perfilados.
 
04- O craque que desquilibra
Enrolado com Marcos Valério, com remessa de dólares ao exterior, preso numa rinha de galo e uma saída à francesa do circuito político. Duda Mendonça fez aquilo que um bom marqueteiro pregaria: submergiu, mas não deixou de atuar embaixo d’água. Caia pelas tabelas o galo tucano-petista em Belo Horizonte, quando Duda foi chamado pelo próprio prefeito Pimentel para “limpar o gogó e trocar a faca”. Foram reparos pequenos na mudança de curso, ajustes no discurso e uma denúncia bem colocada num debate pela TV. Lacerda pulou para o centro da rinha como galo bom de briga. Mas um bom galo precisa de treinador. Duda Mendonça é o nome. Sabe tudo de política e brigas de galo.  
   
05- Quem entra, quem sai
Sobe! O caminho está livre e no elevador do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia deve subir o deputado Chico Paraíba para tomar posse como Conselheiro Francisco Carvalho da Silva. Entra! Na ALE, deve entrar o eleito Rover, para cumprir o mandato tampão até final de dezembro, quando sai para assumir a prefeitura de Vilhena. Entra! Na linha de tiro da justiça o ex-deputado federal Nilton Capixaba, denunciado pelo MP Federal de Mato Grosso por envolvimento com a “máfia sanguessuga”. Entra! No TRE de Rondônia a aí a fila é grande. Ivo Cassol, Expedito Júnior, Val Ferreira e Zé Antônio acusados de abuso econômico e compra de votos para julgamento no dia 4.  
 
06- Quem não quer sair
O Tribunal de Justiça de Rondônia abriu novo prazo para que os servidores declarem a “existência ou não de relação conjugal, união estável ou parentesco em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, com autoridade nomeante ou servidor investido em cargo em comissão ou de confiança da Administração Pública direta, indireta, autárquica e fundacional do Estado de Rondônia”. Traduzindo: se o servidor está incurso “naquela coisa” chamada nepotismo. O STF é claro: se o vivente é parente, cai fora. Mas, uma emenda constitucional do Estado sobre o tema, deixa uma brecha e ai a “tchurma” quer aproveitar. Só quer sair depois daquela ordem: “Pode sair “seo” 02”.
 
07- Curando as feridas e seguindo em frente
A depender dos matizes os analistas viram crescimentos ou quedas em todos os lados. Pelo jeito, os grandes e médios partidos saíram fortalecidos das urnas mas, as metas estão frescas na cabeça dos dirigentes que sabem, não foi o que se esperava, salvo o PMDB. Hoje é dia de lamber as feridas, chorar mortos e principalmente saber quanto foi o prejuízo e o que resta a pagar. O PT como sempre faz, reúne a executiva nacional em Brasília para um balanço do segundo turno das eleições municipais. Já o PMDB de olho no futuro próximo, reúne a tropa com moral elevado para tratar das eleições das mesas da Câmara e do Senado. O “papa-tudo” já está no ataque, armado até os dentes.
 
08- FeBeACon
Com tanta coisa grande e o Congresso se apequena. Pois não é que a Comissão de Viação e Transportes se reuniu e aprovou o substitutivo ao Projeto de Lei 2771/08, do deputado Marcelo Ortiz, que regulamenta a atividade de entrega de mercadorias por meio de bicicletas? E aí, algo esquecido foi lembrado e incluído pelo relator, deputado Alberto Silva e o triciclo entra na regulamentação. A proposta original limita em 12 quilos o peso máximo de mercadorias para entrega por bicicleta, mas permite o transporte de volumes maiores por bicicletas "cargueiras" mas, nos limites de capacidade do veículo e em trajetos compatíveis com o esforço físico do condutor. Agora vai. De byke, creio eu!
 
09- O xadrez virando truco
Sabe aquele din-din estranho da campanha eleitoral de Roseana Sarney em 2006? Até hoje dá pano pra manga. A dupla Sarney/Renan quer derrubar Tarso Genro do poleiro da Justiça e, além da queda, o coice. A dupla não quer Tião Viana presidindo o Senado.  Entrou em cena Berzoini para dar o pior de si e avisou: se a dupla não parar a guerra, o PT pode melar o apoio a Temer para presidir a Câmara. Sarney insinua que o Genro usa a PF para miná-lo politicamente e a PF entra na história em função da velha grana, pois ao investigar caiu um filho do Sarney – Fernando – acusado de tráfico de influência no governo. E no meio do rolo Tião segue na mira do Renan. Mas truco tem troco. QRX!
 
10- Análise isenta
Numa entrevista Lula foi enfático: “Três partidos perderam: DEM, PSDB e PPS. Os três partidos da oposição foram os que perderam mais prefeituras. E os partidos da base do governo todos eles cresceram: PT, PMDB, PSB, PCdoB, PP, PTB, todos”. Roda um pouco mais e aí Lula engatou a ré: “Ainda é muito cedo para tirarmos conclusões sobre os resultados de domingo. Eu não trabalho assim com esta antecedência porque em política as coisas não funcionam automaticamente, uma eleição definindo a próxima. Não dá para fazer uma ligação robotizada entre 2008 e 2010. Eleição presidencial é um clássico, e clássico não tem favorito”. Análises, ora, ora, ora... as análises… Chega!
 
Porto Velho, 27.10.08
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS